Por Marcus Ramone (12/05/08)Desde os primeiros anos desta década, a cidade de Maceió/AL vem sofrendo com o alarmante aumento do índice de criminalidade a patamares jamais registrados em sua história mais recente.Assassinatos, seqüestros e outros crimes com diversos níveis de gravidade vêm tomando conta da cidade, antes considerada uma das capitais mais tranqüilas do Brasil.
Para deter esse avanço, nada mais indicado do que a aplicação de medidas extremas e pouco ortodoxas.E foi exatamente isso que o governador Teotônio Vilela Filho fez ao convocar o colombiano Antanas Mockus, um "super-herói" cuja missão é livrar Maceió do jugo da violência urbana e combater o crime em Alagoas.
Em 2003, Mockus encerrou seu segundo e último mandato de prefeito de Bogotá. Nesse período, com a implementação de inovadoras ações preventivas e corretivas, ele foi responsável pela redução da violência na capital da Colômbia, que nos anos 1990 transformou a cidade em um campo de batalha no qual os vencedores costumavam ser os criminosos.Os métodos de Mockus viraram exemplos internacionais. O trinômio paz, segurança e desenvolvimento baseava sua linha de ação, cujo alicerce era a mobilização da sociedade numa espécie de auto-regulamentação. Leia mais
Ps: Interessante que o prefeito de Bogogá gostava de aparecer em público fantasiado de super-herói e com isso ganhava a simpatia da população.
Sem comentários:
Enviar um comentário