quinta-feira, fevereiro 19, 2009

MPF abre inquérito contra Maurício de Sousa Produções por publicidade infantil



Portal Imprensa
A Promotoria de Justiça do Consumidor e a Promotoria de Justiça de Defesa dos Interesses Coletivos e Difusos da Infância e Juventude de São Paulo abriram um inquérito civil contra a empresa Maurício de Sousa Produções Ltda - responsável pelas revistas em quadrinhos da Turma da Mônica - por publicidade voltada a crianças.
No dia 5 de março de 2008, o "Projeto Criança e Consumo", do Instituto Alana, enviou uma notificação sobre publicidade infantil à Maurício de Sousa Produções e à editora Panini, que publica as revistas em quadrinhos. Leia mais



Comentário: se já não bastasse a fase ruim pela qual passam os quadrinhos, de forma geral,
agora mais essa, a proibição de veiculação de publicidade em revistas infantis. Como a maioria das pessoas (e autoridades) ainda pensa que todas as histórias em quadrinhos são voltadas para crianças, essa limitação, na prática, proibe a veiculação de propaganda em gibis... preocupante.

4 comentários:

Anónimo disse...

Oi Gian, olha a entrevista que eu dei par o Portal Cultura.
http://portalcultura.com.br/?site=6&sub=42&id=63
O Andrei Miralha, foi quem agendou e editou tudo.
Abraços,
Miguel.

Fabio disse...

Gian, não vejo a publicidade como ruim, desde que esteja bem claro que é uma publicidade. Afinal patrocinadores são necessários quase sempre, e não acho que seja um mal necessário desde que não interfiram direta ou indiretamente na publicação.

Mas é curioso que isso aconteça na Turma da Mônica "velha". Outro dia, li um número da "jovem" e fiquei espantado (negativamente) com o modo que é incutida a ação de comprar por comprar (nenhuma marca em especial, apenas comprar como necessidade de realização) numa história e não numa publicidade.

Aliás, de que revista/história se origina o inquérito?

jjmarreiro disse...

Proibir a publicidade em revistas em quadrinhos é uma maneira de sabotar uma fonte de renda legítima e justa, já que as vendas por si só não dão suporte a todo o processo de produção.

Porque não proibem publicidade em revistas como Veja e Isto é ou nos jornais? Os quadrinhos possuem um público amplo não restrito a crianças, cancelar sua publicidade seria uma censura financeira que decretaria o fim de muitas revistas.

Será que o Ministério Público não tem mais com o que se preocupar? Que tal impedir a entrada de celulares, drogas e armas nos presídios? Ou que tal paificar as favelas do Rio de Janeiro livrando-as dos Traficantes? Sujar as mãos eles não querem, né?

jjmarreiro disse...

Proibir a publicidade nos quadrinhos é uma babaquice! Não vejo palavra melhor para definir essa desinteligencia ou essa sabotagem.