sexta-feira, setembro 25, 2009

O gerador de lero lero

Tem gente que acha que escrever científicamente é escrever difícil. O texto enrolado e incompreensível virou sinônimo de ciência. Infelizmente, pois um dos princípios científicos básicos é o da simplicidade, também chamado de Navalha de Ockan (segundo o qual, diante de duas explicações para o mesmo fato, a mais simples é a correta).
Já tivemos o famoso caso do físico Alan Sokal, que mandou um artigo para uma revista científica de sociologia, que foi publicado, com direito a elogios no editorial. Pouco depois, publicou um outro texto: "Físico faz experiência com revista social" no qual dizia que o artigo publicado pela revista de sociologia era apenas um amontoado de besteiras e só havia sido aceito porque: 1) ninguém tinha entendido nada, então acharam genial; 2) por causa do seu título de doutor em física; 3) ele falava o que eles queriam ouvir.
Infelizmente, poucos aprenderam com o caso Sokal e ainda se escreve muita bobagem que passa por ciência. Pior, muitas dessas bobagem são aceitas. Já existe até um gerador de Lero-lero que promete fazer uma dissertação de mestrado apenas juntando palavras sem sentido. Coloquei as palavras "método científico" e vejam o que saiu:

É claro que o entendimento das metas propostas apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção dos métodos utilizados na avaliação de resultados. O que temos que ter sempre em mente é que a expansão dos mercados mundiais prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes das diversas correntes de pensamento.

Ou seja: um texto prolíxo, sem nenhum significado. Tudo, menos um texto científico.

2 comentários:

Unknown disse...

Isso me parece familiar... :P Comentário do aluno que deu a dica do site aqui (:
Achei num fórum de informática, em meio a uma graande discussão sobre a aquisição da ATI pela AMD. Um membro soltou um post usando isso. E a galera curtiu a onda xD. Alguém tinha que desmistificar a parada, lá fui eu mostrar o gerador de Lero-lero, que deu origem ao post (:

Abraço! E parabéns pelo post!

Unknown disse...

Fizeram uma versão pra Android, roda direto do celular! http://bit.ly/4u6pQ0 :)