sábado, novembro 21, 2009

Quadrix - aventura e ficção

Houve uma época em que as bancas brasileiras eram uma zona além da imaginação, onde podíamos encontrar aventuras nos mais variados gêneros. Havia as revistas da Grafipar, a Kripta do Terror, depois a Press e, finalmente, a Aventura e Ficção, da Abril. Os garotos de hoje, uma época em que as bancas estão tomadas apenas por super-heróis, não sabem o que estão perdendo.
Felizmente, agora existe uma alternativa. Trata-se da editora Quadrix, de Fortaleza, cuja propostas é justamente trazer de volta os bons tempos. E consegue. Recebi o primeiro exemplar e fiquei muito bem impressionado.
A bela capa, de Anilton Freire, lembra as imagens que Rodval Matias fazia para a Grafipar e pretende resumir os gêneros da revista. Temos um aventureiro levantando um rifle acima da cabeça sob uma lua-caveira enquanto esqueletos se aproximam em passos lentos, atrás dele e um dinossauro avança pelo outro. No alto, uma nave espacial o observa e, aos seus pés, uma linda garota seminua parece pedir proteção. Ou seja: a revista é uma mistura de tudo aquilo que a gente curtia na década de 1980 e que está fora das bancas: terror, aventura, ficção-científica.
A qualidade das histórias é variável. Há desenhistas realmente excelentes, como Fred Macedo, que ilustra uma HQ de faroeste e outra de FC e outros nem tão bons, mas que mesmo assim não fazem feio. Entretanto, a qualidade dos roteiros é acima da média. A explicação pode ser vista no expediente: o diretor editorial é o roteirista Alex Magnos, que assina algumas das histórias. Também destaque para os roteiros de Wilson Viera.
Parece que os bons tempos estão de volta...

3 comentários:

jjmarreiro disse...

Concordo! Os bons tempos estão de volta !

Lucas Pimenta disse...

Como fã do trabalho do Fred, essa revista será aquisição obrigatoria...

Onde comprar?

Zé Wellington disse...

Belíssima iniciativa!