domingo, maio 01, 2011

Cultura pop japonesa


O Japão é um país que já foi arrasado por uma guerra, duas explosões atômicas e vários desastres naturais, incluindo o terremoto que destruiu boa parte do país no início deste ano. E, no entanto, sempre consegue se erguer e se reconstruir. A disciplina e a capacidade de superação parecem fazer parte da cultura desse povo e se reflete diretamente na sua cultura pop, em especial nos mangás e animes. Cultura Pop Japonesa, e-book de autoria de Alexandre Nagado, Michel Matsuda e Rodrigo de Goes é uma ótima porta de entrada para quem quer compreender essa relação.
O prefácio, escrito por Marcelo Cassaro (Turma da Mônica Jovem), lembra que ao contrário dos heróis americanos, que costumam ganhar seus poderes por acaso ou por sorte (como ser picado por uma aranha radioativa), os heróis japoneses precisam de uma disciplina e de um longo treinamento. Essas palavras dão a ótica da obra não só do ponto de vista dos personagens, mas também dos autores, pessoas apaixonadas por sua obra e super-dedicadas a elas.
Para dar essa visão geral da cultura pop japonesa, o e-book é dividido em  tópicos fáceis de ler e independentes (embora eu aconselhe ler na ordem, pois alguns assuntos ajudam a compreender outros). A linguagem é simples, gostosa como ler um gibi e os assuntos são tão amplos que incluem até os primóridos dos mangás nacionais (como Minami Keizi e Cláudio Seto), passando inclusive pelos seriados live action, como Spectreman, que até hoje deixam saudades no pessoal com mais de 30 anos.
De negativo, o formato PDF, que ainda é o mais usado, mas é bastante limitido, não permitindo, por exemplo, que o leitor faça anotações, ou grife partes do texto (o que é particularmente útil no caso de uma resenha..rsrs). Espera-se que o desenvolvimento dos tablets torne mais populares outros formatos de leitura mais cômoda, o que seria muito útil em uma obra de referência como essa de Nagado.
Essas dificuldades, no entanto, não atrapalham a leitura. O e-book é indicado tanto para quem é fã da cultura japonesa, quanto para os que estão apenas começando a ter os primeiros contatos com o pop japonês.

Cultura Pop Japonesa: Histórias e Curiosidades
Autores: Alexandre Nagado, Michel Matsuda e Rodrigo de Goes
Número de páginas: 203
Formato: PDF (14,8 x 21cm)
Preço: R$ 10,90
Onde comprar:
Blog Sushi POP (seção Loja Virtual)
http://nagado.blogspot.com/p/loja.html

Sem comentários: