sexta-feira, agosto 24, 2012

Imprensa Oficial lança Alagoas Sequencial, seu primeiro livro de quadrinhos

Com sete histórias, obra é resultado de edital e inaugura o selo de HQ da editora
                Fruto do Prêmio Alagoas de Histórias em Quadrinhos, o livro Alagoas Sequencial, que a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, integrante da Seplande, lança no dia 30 de agosto, às 19h, no hall do Centro Cultural Sesi, traz sete diferentes histórias roteirizadas e desenhadas por alagoanos ou autores radicados no Estado. O prêmio é resultado de um edital lançado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos em 2011, cujo resultado foi divulgado durante a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em novembro.
                “É importante incentivar todas as manifestações artísticas do nosso Estado, principalmente no campo editorial. Este tem sido um diferencial da Editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, preencher esses vazios e elevar a arte e a escrita em Alagoas”, afirma o secretário Luiz Otavio Gomes, presidente do Conselho de Administração da Cepal/Imprensa Oficial.
                As sete histórias foram analisadas por uma comissão julgadora especialista no assunto: Pablo Casado, quadrinista e autor da HQ Terra Brasilis; Thiago Oliveira, ilustrador e instrutor de curso de mangá no Senac, e Werner Salles, cineasta e ilustrador, além de diretor de documentários como Imagem Peninsular de Lêdo Ivo, História Brasileira da Infâmia e Interiores. O prefácio do livro é assinado por Pablo Casado. Nele, o quadrinista refere-se aos quadrinhos como arte que, cada vez mais, tem abandonado as margens da produção cultural.
                Na obra, as histórias percorrem os mais diferentes estilos e referências artísticas. São elas: StarKnight, de Mizael Oliveira; A Pega, de Izael Gomes; Histórias de Alexandre, de Daniel Contin; Orquídea, de Michel Alves; Sorte Grande, de Mateo e Yuri D’Magalhães; Preto que nem carvão, de Amaro Braga, Janaina Freitas e Mariana Petróvana e Menino Cuscuz, de Alexandre Azevedo.
                Para o professor universitário Amaro Braga, um dos autores da HQ Preto que nem carvão, feita em parceria com duas de suas alunas – Janaina Freitas e Mariana Petróvana – o edital serve para promover a produção de quadrinhos locais que o mercado editorial não absorve. “Esse concurso é importante porque, possivelmente, esses autores não teriam espaço em editais de quadrinhos do Rio e de São Paulo”, relata Amaro, que desenvolve projetos de pesquisa de História contada através dos quadrinhos. Ele é autor também de outros títulos de quadrinhos, como AfroHQ, sobre as religiões de matriz africana e os orixás,  e de uma série que conta a história da presença judaica em Pernambuco.        

OBRA
Título: Alagoas Sequencial
Editora: Imprensa Oficial Graciliano Ramos
Nº de páginas: 111 – Preço: R$ 25
Onde encontrar: Imprensa Oficial, A Revistaria (antiga Porto Seguro/Farol), livraria Edufal (Ufal), banca Ponta Verde (Ponta Verde), banca Nacional (Centro), revistaria Revista & Tabaco (Bompreço Ponta Verde)
               
LANÇAMENTO
O quê: lançamento da obra Alagoas Sequencial
Data: 30 de agosto de 2012, às 19h
Local: Centro Cultural Sesi (Av. Dr. Antônio Gouveia, 1.113, Pajuçara)
Mais informações: 3315-8303
* No dia do lançamento o livro será comercializado por preço promocional

Sem comentários:

Enviar um comentário