domingo, junho 30, 2013

Turma da Mônica - laços

Sidney Gusman, coordenador editorial da Maurício de Sousa Produções, está se tornando um caça-talentos dos quadrinhos nacionais e mostrando, em vários projetos, que temos artistas com nível altíssimo de qualidade.
Exemplo disso é Turma da Mônica - laços, segundo número da série Graphic MSP. Escrita e ilustrada pelos irmãos Vitor e Lu Caffagi, a história acompanha a turma à procura de Floquinho, o misterioso cachorro de Cebolinha, que desapareceu e pode estar em um parque distante.
A referência é óbvia: o cultuado filme Conta Comigo (1986), de Robert Reiner, baseado numa noveleta de Stephen King. Inclusive o nome original seria Meninos Perdidos - o nome Laços foi uma sugestão de Gusman. Há, inclusive alguns elementos em comum com o filme, entre eles uma gangue de meninos maiores, o mendigo inicialmente assustador e as histórias ao redor da fogueira.
Conta comigo é uma película sobre nostalgia e Laços segue esse caminho. É emocionante ver as sequências desenhadas por Lu, com as crianças ainda muito novas, se conhecendo, Cebolinha ganhando Floquinho e outras, inclusive uma homenagem a Maurício de Sousa.
À nostalgia une-se um senso de humor inspirado, como na sequência em que Cebolinha e Cascão fogem da Mônica após mais um plano desastrado, ou a ótima parte em que os três perdem os sapatos e Cebolinha exclama: "Vocês sempre perdem os sapatos! Ainda não aprenderam a marrar os cardaços?", numa referência direta ao fato de que, nos quadrinhos normais, ele ser o único a usar sapatos.


Turma da Mônica, Laços, é leitura obrigatória para fãs da Turma da Mônica, de 8 a 80 anos. Tem 80 páginas e custa R$ 19,90. Já está em diversas bancas (inclusive em Macapá).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.