quarta-feira, dezembro 04, 2013

Lançamento dos livros Galeão e Grafipar, a editora que saiu do eixo



O professor do curso de jornalismo Ivan Carlo lançará os seus livros Galeão e Grafipar, a editora que saiu do eixo no hall da rádio Universitária no dia 4 de dezembro. O evento acontecerá  às 17:00. 
Grafipar, a editora que saiu o eixo conta a história de uma das mais importantes editoras de quadrinhos do Brasil. No final dos anos 1970 a editora curitibana desafiou a ditadura publicando HQs eróticas e conseguiu enorme sucesso, a ponto de muitos dos mais importantes quadrinistas brasileiros se mudarem para a cidade, criando uma vila de artistas. Entre os roteiristas da editora estava o poeta Paulo Leminski. O livro, lançado pela editora Kalaco, conta a história da editora, os bastidores da produção e traz reproduções de algumas das histórias mais relevantes.
Galeão é uma obra de fantasia histórica que se passa em algum lugar do Atlântico, no século XVII. Depois de uma noite de terror, em que algo terrível acontece, os sobreviventes descobrem que estão em um navio que não pode ser governado e repleto de mistérios. A comida está sumindo, alguém está cometendo assassinatos, uma mulher é violentada e o tesouro do capitão parece ter alguma relação com todo o tormento pelo qual estão passando.

Galeão mistura vários temas da ficção fantástica com uma trama policial, já que um psicopata parece estar agindo entre os sobreviventes. A história torna-se, assim, um quebra-cabeça a ser desvendado pelo leitor.
O professor Ivan Carlo, que assina suas obras literárias como Gian Danton, é roteirista de quadrinhos desde 1989, tendo trabalhado para várias editoras e revistas, entre elas a MAD. Já ganhou diversos prêmios por seu trabalho em quadrinhos, entre eles o HQ Mix, o Araxá, PADA e Ângelo Agostini. Por sua obra literária foi homenageado com o troféu Equinócio das Palavras. Foi um dos 50 autores escolhidos para homenagear Maurício de Sousa no álbum MSP + 50. Tem sido convidado especial em eventos de quadrinhos, a convenção Muiraquicon, em Belém, e o Curitiba Gibicon. Também tem participado de diversas antologias nacionais de contos de fantasia. Galeão é seu primeiro romance.

Sem comentários: