terça-feira, dezembro 06, 2016

Chocolate Wonka


Wonka é uma marca de chocolate inspirada no filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, (dirigido por Mel Stuart, com Gene Wilder no papel principal), de 1971. 
Nele, um excêntrico milionário dono de uma fábrica de chocolate promove um concurso, vencido por um grupo de crianças, que dava acesso à misteriosa, mágica e fantástica fábrica de chocolate, onde segredos bizarros da fabricação do produto estavam até então trancafiados a sete chaves. 
A produção cinematográfica, que custou US$ 3 milhões, foi quase totalmente financiada pela empresa Quaker Oats, mais conhecida por sua aveia, que resolveu, como forma de promover o filme, lançar no mercado barras de chocolate ao leite com a marca WONKA. Devido a um erro na formulação, o chocolate derretia na prateleira, o que transformou o produto num fracasso. 
Em 1988 a marca foi adquirida pela Nestlé, que passou a fabricá-lo em Caçapava, no interior de São Paulo e exportá-lo para os EUA. Em 2005, a Nestlé participou ativamente das filmagens da nova versão, estrelada pelo ator Johnny Depp, tendo sido responsável por todo o chocolate usado no filme. 
De carona no novo filme, a Nestlé americana lançou, em junho, uma campanha semelhante à promovida por Willy Wonka na literatura e no cinema. Cinco tíquetes de ouro, os Golden Tickets, foram distribuídos nas barras, com direito a prêmios em produtos estimados em US$ 10 mil.
 Com o filme e a promoção, a marca foi reposicionada e lançada internacionalmente, com grande sucesso. Curiosamente, no Brasil, onde o chocolate é produzido, é quase impossível encontrá-lo.

Sem comentários: