quinta-feira, dezembro 08, 2016

Micro e pequenas empresas

Existe uma visão equivocada de que o marketing é uma atividade exclusiva de grandes empresas. A visão equivocada de que marketing é propaganda faz com que muitos pensem que fazer marketing é torrar fortunas em anúncios na TV, em horário nobre. Nada mais falso.
Existem empresas que nunca anunciaram seus produtos e, ainda assim, são ótimas em marketing. A moça que vende marmitas tão deliciosas que os próprios clientes divulgam seu produto está fazendo marketing.
A dona de uma pequena mercearia que sempre recebe seus clientes com um sorriso no rosto está fazendo marketing.
O feirante que dá um pedaço de uma fruta para o cliente experimentar está fazendo marketing.
Acima de tudo, fazer marketing é deixar o cliente tão satisfeito que ele saia por aí contando para os outros e divulgando sua empresa. Sim, a mais eficiente divulgação é o boca a boca. Pequenas empresas, como a Stew Leonard, começaram pequenas e se tornaram um sucesso graças a esse princípio.

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.