Existe
uma visão equivocada de que o marketing é uma atividade exclusiva de grandes
empresas. A visão equivocada de que marketing é propaganda faz com que muitos
pensem que fazer marketing é torrar fortunas em anúncios na TV, em horário
nobre. Nada mais falso.
Existem
empresas que nunca anunciaram seus produtos e, ainda assim, são ótimas em marketing. A moça que
vende marmitas tão deliciosas que os próprios clientes divulgam seu produto
está fazendo marketing.
A
dona de uma pequena mercearia que sempre recebe seus clientes com um sorriso no
rosto está fazendo marketing.
O
feirante que dá um pedaço de uma fruta para o cliente experimentar está fazendo
marketing.
Acima de tudo, fazer
marketing é deixar o cliente tão satisfeito que ele saia por aí contando para
os outros e divulgando sua empresa. Sim, a mais eficiente divulgação é o boca a
boca. Pequenas empresas, como a Stew Leonard, começaram pequenas e se tornaram
um sucesso graças a esse princípio.
1 comentário:
atender bem a clientela é uma arte, uma ciência.
Enviar um comentário