O
slogan é uma frase curta que identifica e apresenta as qualidades de um
determinado produto ou empresa. É extremamente útil como propaganda. Alguns
tornaram-se tão poderosos que entraram para a linguagem popular. É o caso do
“Não é uma Brastemp”, usado normalmente para designar coisas e até pessoas com
pouca qualidade. Outro exemplo é o slogan “Mil e uma utilidades” do Bombril,
que caiu no gosto popular.
Uma
dica para fazer o slogan é usar o mínimo de palavras – um ótimo slogan deve ser
sintético. Prova disso é o “Sempre Coca-Cola”. A rima ajuda a fixar a frase na
mente do consumidor (“Se a marca é Cica, bons produtos indica”), mas tem sido
substituída pela aliteração, que consiste na repetição de fonemas, geralmente
no início das palavras. É um ótimo recurso de memorização. Exemplo: “Viaje bem,
viaje Vasp”. A aliteração está na letra V. O anúncio da Caixa Econômica
Federal, usando aliteração, ficou muito famoso e é lembrado até hoje: “Vem pra
Caixa você também... vem!”.
Além
do slogan, podem ser usados outros elementos, como jingles e mascotes.
Sem comentários:
Enviar um comentário