Existe uma loja em que cada cliente é tão bem tratado que comprar lá é
algo tão divertido que todos a chamadam de Disney do varejo. Essa loja,
considerada um dos maiores cases de marketing de todos os tempos, fica nos EUA
e chama-se Stew Leonard.
Ao entrar na loja, o cliente depara-se com uma pedra de granito onde
estão escritos dos dois lemas da empresa:
1) O cliente tem sempre razão.
2)
Se o cliente não tiver razão, releia a regra número um.
Muitas histórias reforçam esse lema, como a da mulher que comprou um peru
de ação de graças e voltou no dia seguinte, com os ossos, reclamando que o
gosto estava ruim. O gerente não pensou duas vezes: mandou entregar um novo
peru à cliente.
A Stew começou pequenina como um negócio familiar em 1921, na cidade de Norwalk,
no estado de Connecticut, Estados Unidos. O patriarca da família comprava leite
dos produtores locais e saía pela cidade, entregando, num caminhão ornamentado
com uma grande vaca que mugia. Em 1969 foi criada a Stew Leonard´s, uma lojinha
com apenas oito itens e sete funcionários. Com o tempo, a loja foi crescendo e
aumentando sua linha de produtos, focando principalmente em leite, derivados e
carnes.
Ficou tão famosa que
alguns clientes viajavam quilômetros apenas para comprar na Stew.
Atualmente, a Stew tem
quatro lojas e fatura 300 milhões por ano. É o metro quadrado mais lucrativo
dos EUA: US$ 3,4 mil, contra US$ 500 da concorrência.
Tudo é muito natural,
higiênico e com muita qualidade. O segredo é
só vender produtos frescos da fazenda e escolher bem o que colocar na
prateleira. Esse ponto de vista é expresso no slogan: “Você precisaria
ter uma vaca para conseguir um leite tão fresco como o nosso”.
A preocupação com
qualidade é tão grande que a loja faz questão de colocar flores frescas nos
banheiros. A associação é óbvia: se o banheiro é tão limpo e cuidado a ponto de
ter flores frescas, imaginem a área de produção de alimentos...
Mas não é só a qualidade
dos produtos que chama atenção. Também a qualidade do atendimento tem feito a
fama da Stew. Dizem que comprar lá é uma experiência única de diversão.
Não é difícil se deparar
com animais de estimação ou funcionários fantasiados de bicho andando pelas
lojas. O consumidor é chamado pelo nome e recebido por algum dos Leonard na
porta. Ainda têm as vaquinhas e os outros animais, que moram dentro do
supermercado e viraram a atração das crianças.
O grau de satisfação dos
clientes é tão grande que eles mesmos se encarregam de divulgar a empresa. É o
programa “bolsas pelo mundo” em que os clientes levam bolsas da Stew em suas
viagens e tiram fotos com elas nos mais diferentes locais. As fotos são
colocadas em displays nas lojas e exibidas na internet.
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