terça-feira, janeiro 24, 2017

Conhecimento teológico

         Você acredita em Deus? Por quê? A uma pergunta dessas, dificilmente alguém responderá que acredita em Deus porque o observou ou porque a lógica científica o diz.
         O conhecimento religioso, portanto, não surge da observação ou da lógica. É um conhecimento revelado, razão pela qual dizemos que ele se baseia na fé. Uma pessoa tem uma revelação sobre uma verdade eterna e a divulga a outras pessoas, que acreditam na mensagem e passam a também propagá-la.
         Todas as tentativas de explicar Deus utilizando a razão acabaram se tornando válidas apenas para quem já acreditava em deus, pois a religião não faz parte das coisas explicadas pela razão. Só podemos entender suas verdades se acreditarmos.
         O conhecimento teológico está baseado no discurso da autoridade. A autoridade é Deus, que revela aos homens suas verdades, ou o profeta. Ao discutir com uma pessoa religiosa, ela certamente usará em seu discurso frases como “Está na Bíblia”, a “Bíblia diz isso”, que revelam a importância do discurso da autoridade para esse tipo de conhecimento.
CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO TEOLÓGICO
É um conhecimento não descoberto através da observação, mas revelado.
Não se usa a observação ou a razão, mas a fé.
O discurso da autoridade é essencial.

Diz respeito a verdades eternas. 

2 comentários:

Hiperespaço disse...

A existência de Deus foi observada pela lógica aristotélica de Tomás de Aquino. Para mais, leia 'As cinco vias da prova da existência de Deus", em Suma Teológica, que é estudada por qualquer ingressante de Filosofia.

Gian Danton disse...

A existência de deus foi relevada pela lógica aristotélica de Tomás de Aquino? Antes de Tomás de Aquino as pessoas não acreditavam em deus? César, o que Tomás de Aquino fez foi tentar explicar logicamente a existência de deus, dar uma razão lógica para a crença, mas a crença já existia muito antes de qualquer raciocínio lógico.