O ideal no ponto de vendas é evitar todos esses erros, criando um ambiente de compra
agradável. Um dos elementos usados para isso é a iluminação. A regra básica
para uma loja é que ela deve estar bem iluminada. Quem está passando na rua ou
no corredor de um shopping e vê a loja escura, acha que ela está decadente e
dificilmente entra. Muitas lojas utilizam a estratégia de usar uma forte
iluminação interna, mas uma iluminação mais branda na vitrine, o que destaca o
interior ao mesmo tempo em que permite chamar atenção para os produtos da
vitrine, usando luz focada.
A iluminação tem sido
usada também para destacar as características positivas do produto, tornando-se
verdadeiras pistas de qualidade. Na padaria, usa-se luz amarela para destacar a
cor dos pães. Na parte de carnes, usa-se luz vermelha, para destacar a cor da carne, tornando-a visualmente mais saborosa.
O som é outro elemento
importantíssimo. Muitos lojistas colocam qualquer tipo de música e acham que
estão chamando os clientes, quando na verdade os estão afastando. Devem ser
evitadas especialmente músicas com batidas muito pesadas. Essas músicas, que
aceleram o batimento cardíaco e fazem com que o corpo libere adrenalina, podem
ser boas para uma academia, mas são péssimas para uma loja. Ali, ela vai apenas
estressar a pessoa, deixando-a impaciente e irritadiça.
O ideal é trabalhar com
um som suave, que envolva o cliente, deixando-o relaxado.
Nos supermercados,
pesquisas demonstram que a música ideal varia de acordo com o horário do dia e
deve ser usada para regular o ritmo de compra. De manhã, os consumidores de
terceira idade costumam fazer suas compras, por isso a música deve ser calma e
suave.
Na hora do almoço, a
música é um pouco mais agitada porque muita gente enche o supermercado e quer
fazer suas compras rápido. Uma música mais agitada ajuda nesse ritmo e evita
filas nos caixas. Mas atenção: nada de música irritante. Nem pense num heavy
metal ou num funk.
À tarde, a música volta a
ser suave, mas com cantores e bandas mais atuais.
Entre 17 e 19 horas começa o rush dos supermercados, com as pessoas
que saem do trabalho e param para fazer
compras antes de ir para casa. A música deve ser mais acelarada, como na hora
do almoço.
Quem vai depois das 19 horas no supermercado já está se preparando para
ir dormir, por isso a música deve ser bem suave, como que embalando o
consumidor e deixando-o tranquilo para comprar.
Sem comentários:
Enviar um comentário