Todo mundo sabe a importância da cor em uma loja, mas poucos sabem
usá-la. A maioria acha que usar bem a cor é usar o máximo possível, poluindo
visualmente a loja. Na verdade, a regrinha básica é exatamente o oposto: em se
tratando de cores, menos é mais.
O cliente deve ser capaz de identificar a cor da empresa. As cores da Volkswagen
são azul e branco. Assim, tudo é azul e branco. Até mesmo se a loja fizer um
feirão e resolver enfeitar com balões, os balões devem seguir essas cores. Isso
ajuda a criar a identididade visual do estabelecimento, fixando a marca na
cabeça do cliente.
A ciência do ponto de venda inclui até os cheiros. Sim, os cheiros podem
ajudar a vender. Quem nunca teve vontade de comer pão ao passar ao lado de uma
padaria de supermercado e sentir o cheiro de pão fresco?
Algumas experiências com aromas artificais têm sido usadas, como colocar
cheiro de bacon perto dos salgadinhos, ou de flores perto de produtos de
limpeza. As lojas de perfume usam aromas como forma de incentivar o consumidor
a comprar.
Já estão sendo testados até mesmo feromônios, hormônios sexuais, que
deixariam os clientes mais propensos a aceitar sugestões dos vendedores. Mas
isso ainda é especulação. O que se sabe mesmo é o que o uso correto de aromas
pode aumentar em até 20% as vendas de uma loja ou supermercado.
Se existem cheiros bons, que ajudam a vender, existem aromas ruins, que
devem ser evitados, entre eles o de peixe, carne e mofo.
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