sexta-feira, abril 07, 2017

Como Hitler conseguiu vencer a linha Maginot?

A linha Maginot era a maior linha de defesa já construída e parecia impossível invadir a França. No entanto, ela tinha uma falha.
A principal falha da linha era não se estender até o mar do norte. Por diversas razões, entre elas a falta de financiamento, a linha foi interrompida a 20 quilômetros a leste de Sedan, perto da fronteira franco-belga. Como a Bélgica era um país neutro, a maioria dos franceses se sentia seguro.
Hitler atacou justamente na região de Sedan, além da linha. Boa parte das tropas francesas, inglesas e belgas foram cercadas e empurradas até a praia de Dunquerque, para onde os ingleses haviam enviado centenas de embarcações para resgatar seus soldados presos nessa armadilha. As tropas do letes e regimentos dispostos atrás da linha ficaram presas entre a fronteira alemã e as divisões mecanizadas alemãs que vinha pela fronteira suíça.
Quando o governo francês assinou o armistício em 22 de junho de 1940, a linha Maginot ainda estava intacta e ocupada por um número considerável de soldados e oficiais querendo continuar a guerra. Ainda assim, a rendição foi assinada e as tropas foram feitas prisioneiras.

Em outras palavras, ao invés de enfrentar a linha de defesa francesa, Hitler simplesmente contornou-a, encurralando os franceses.  

Sem comentários: