Era uma linha de defesa construída pela França logo
depois da I Guerra Mundial para evitar ataques vindos da Alemanha e da Itália.
Essa linha deve seu nome ao seu maior pomotor, André
Maginot, um veterano mutilado na I Guerra. Os planos foram debatidos durante 10
anos no Conselho Superior de Guerra e aprovados definitivamente em 1929 por
Paul Painlevé, Ministro da Guerra.
O Parlamento votou um financiamento de um bilhão de
francos e os trabalhos começaram em 1930.
Maginot tornou-se ministro da guerra em 1929 e foi um
ardente defensor da fortificação, mas morreu de intoxicação alimentar por
ostras em 1932, antes portanto da finalização da linha.
Em 1936
a maioria dos trabalhos estava terminada e parecia
oferecer uma defesa invencível contra a ameaça nazista, que se avizinhava. Seu
custo total foi de cinco bilhões de francos e era a mais formidável defesa
militar já construída no mundo. Era composta de 108 fortificações distantes 15
quilômetros uma da outra, além de casamatas e 100 quilômetros de galerias. Possuía
baterias blindadas escalonadas em profundidade, postos de observação e paiois
de munição a grande profundidade.
No entato, a linha Maginot não foi capaz de conter o
avanço alemão.
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