quinta-feira, abril 06, 2017

O que era a linha Maginot?

Era uma linha de defesa construída pela França logo depois da I Guerra Mundial para evitar ataques vindos da Alemanha e da Itália.
Essa linha deve seu nome ao seu maior pomotor, André Maginot, um veterano mutilado na I Guerra. Os planos foram debatidos durante 10 anos no Conselho Superior de Guerra e aprovados definitivamente em 1929 por Paul Painlevé, Ministro da Guerra.
O Parlamento votou um financiamento de um bilhão de francos e os trabalhos começaram em 1930.
Maginot tornou-se ministro da guerra em 1929 e foi um ardente defensor da fortificação, mas morreu de intoxicação alimentar por ostras em 1932, antes portanto da finalização da linha.
Em 1936 a maioria dos trabalhos estava terminada e parecia oferecer uma defesa invencível contra a ameaça nazista, que se avizinhava. Seu custo total foi de cinco bilhões de francos e era a mais formidável defesa militar já construída no mundo. Era composta de 108 fortificações distantes 15 quilômetros uma da outra, além de casamatas e 100 quilômetros de galerias. Possuía baterias blindadas escalonadas em profundidade, postos de observação e paiois de munição a grande profundidade.

No entato, a linha Maginot não foi capaz de conter o avanço alemão. 

Sem comentários: