quarta-feira, maio 10, 2017

Como começou a batalha da Rússia?

A alemanha invadiu a russia no dia 22 de junho de 1941. antes disso, Stalin já havia deslocado diversas tropas para a fronteira, com 793 mil reservistas, mas dera ordem para não revidar provocações alemãs ou abrir fogo contra aviões que cruzassem a fronteira. Às 3:30 da madruga as tropas alemãs abriram fogo contra as posições russas. Os russos não conseguiam perceber se era apenas uma provocação ou uma ataque real e isso atrasou a resistência. Logo nas primeiras horas os alemães começam a vislumbrar uma vitória esmagadora. Centenas de prisioneiros começam a cair nas mãos dos alemães, fora os que morrem. Aviões bombardeiam centros de comunicação, estoques de combustível e munições e concentrações de tropas. As forças russas estão completamente confusas e não conseguem revidar.
A Luftwaffe ataca os aeroportos russos e consegue destruir a maioria dos aviões ainda em solo. Em apenas dois dias são destruídos 1400 aviões russos.
Duas horas depois do primeiro ataque, Goebbels anuncia para o povo alemão o início do guerra e prenuncia uma rápida conclusão.
Na Rússia o general Molotov tamvém anunciava a agressão. Ele lembra o fracasso de Napoleão ao invadir a Rússia e convoca o povo a lutar por seu país. Era apenas o início do que viria a ser uma longa batalha.


Sem comentários: