terça-feira, maio 09, 2017

Como Stalin se preparou para o ataque alemão?

Desde o início de 1941 estava claro que a alemanha atacaria a URSS. Quando Stalin perguntou a Hitler qual o motivo de tantas tropas na Polônia, este alegou que só estava levando suas tropas para o oriente para que elas escapassem dos bombardeios britânicos. Mas o ditador não se deixou enganar. Assim, os russos começaram a se preparar para uma invasão. Stalin mandou transferir as principais indústrias para além dos montes Urais e, portanto, longo das bombas alemãs.
Mas a estratégia de defesa em si trazia uma controvérsia. Stalin achava que o melhor era forticar as defesas, para bloquear qualquer ataque alemão e impedir que os nazistas entrassem em território russo.
Os oficiais discordaram. Achavam que Hitler usaria sua guerra relâmpago para atravessar a linha de defesa, cercando as forças russas num bolsa do qual seria difícil escapar.

Foi exatamente isso que aconteceu, mas na época os argumento do ditador prevaleceram e os russos fortificaram suas fronteiras. Esse erro estratégico iria custar aos russos milhares de mortos. 

Sem comentários: