domingo, maio 07, 2017

O que era um panzer?

Panzer é a abreviatura de "Panzerkampfwagen", algo como "Veículo Blindado de Combate". Foi tão importante na II Guerra que seu nome virou sinônimo de tanque alemão.
O termo panzer foi agregado ao nome das unidades militares nazistas que operavam com veículos blindados, surgindo assim as divisões panzer, os regimentos panzer e os exércitos panzer. Cada divisão panzer agregava dois regimentos de carros de combate, totalizando 320 tanques, quatro batalhões de infantaria motorizada e elementos de artilharia auto-propulsada.
O panzer 3, muito usado na primeira fase da guerra contra a Rússia, foi planejado para servir de suporte à infantaria. Pesava 24 toneladas e desenvolvia velocidade de 35 quilômetros por hora. Era um bom tanque, embora o limitado canhão de 50 mm não conseguisse causar danos ao tanque T-34 dos russos, fazendo com que ele fosse substituído pelo panzer 4. No entanto, sua estrutura com três homens, um artilheiro, um carregador e um comandante, fez escola por deixar o comandante livre para concentrar-se em comandar o tanque.

O panzer 4 foi o carro mais importante entre os blindados alemães. Foi produzido até o final da guerra, tendo sidos fabricadas oito mil unidades. Ele pesava 25 toneladas, desenvolvia uma velocidade de 38 quilômetros por hora. Tinha um canhão de 75 mm, com 87 projéteis. Seu tiro tinha um alcance de 200 metros.  

Sem comentários: