sábado, maio 13, 2017

Os alemães chegaram a anunciar a vitória sobre a URSS?

Sim, logo no início, a guerra parecia mesmo perdida para os russos. Os exércitos alemães cercaram os russos na cidade de Bialystok e fizeram 300 mil prisioneiros.
Os centros de comunicação estavam destruídos, os depósitos de combustíveis e munições queimando e Luftwaffe tinha controle total sobre o espaço aéreo.
No forte calor do verão russo, as três frentes avançavam em seus objetivos. O grupo de exércitos de centro abria caminha na direção de Minsk, o grupo de exércitos norte, que contava com os finlandeses, avançavam em direção a Leningrado.
O grupo de exércitos Norte alinhou 600 tanques na junção do 8. e 11. exércitos russos, penetrando 80 km nas defesas russas. Os russos atacaram com 300 tanques, mas ao final de quatro dias de batalha, os nazistas cercaram os russos e destruíram completamente suas forças.
Enquanto os grupos de exércitos Norte e centro conseguiam vitórias fáceis, o grupo de exércitos sul enfrentava uma defesa russa melhor posicionada e com mais tanques. Apesar dessas resistência, parecia claro que os russos estavam perdendo a guerra.
No dia 26 de julho, mais de mil tanques russos atacaram as forças russas nas proximidade de Bordy. Essa batalha de blindados, a maior da guerra, durou quatro dias. Além de lutarem com muita determinação, os russos tinham agora um trunfo: o tanque T-34, quase imune aos blindados leves alemães, além de ser equipado com uma devastadora artilharia de 76 mm.
Apesar disso, os russos perdiam nas técnicas de combate, pois não concentravam densas formações de blindados, o que aumentaria em muito o poder de fogo russo.
Apesar de estarem em menor número, os panzer conseguiam isolar os tanques soviéticos. Além disso, a Luftwaffe fazia grandes estragos. Ao final dos combates, os russos perderam quase todos os seus blindados. Cidade após cidade iam caindo nas mãos dos alemães, que faziam enormes campos de concentação para prender os soldados russos.

Diante dessa situação, Hitler chegou a anunciar que a URSS havia perdido a guerra. 

Sem comentários: