sábado, maio 13, 2017

Quem foi Josef Stalin?


Josef Stalin foi o ditador da URSS no período em que ela foi invadida pela Alemanha nazista.
O homem de ferro da Rússia nasceu numa pequena cabana na cidade de Gori, na Georgia. Sua mãe era costureira e o pai sapateiro. Sua infância foi infeliz e difícil.
Stalin começou sua carreira política como editor do jornal do partido comunista, o Pravda (Verdade), e logo foi galgando cargos dentro do partido, até chegar a Secretário do Partido comunista, quando da morte de Lenin.
Em 1928, ele iniciou um programa de industrialização intensiva e de coletivização da agricultura soviética, que levou a fome ao povo ucraniano. Estima-se que três milhões de ucranianos teriam morrido em decorrência disso.
Stalin criou uma poderosa estrutura militar e de policiamento para perseguir inimigos políticos, conseguindo assassinar até quem não estava na URSS, como Trotski, refugiado no México.
Stalin utilizou o assassinato do principal líder do partido comunista em Leningrado, Sergei Kirov, 1934, como desculpa para fazer perseguições e execuções. Foi o famoso “Grande Expurgo”.
Até mesmo seus generais foram vitimados por sua paranóia, o que deixou o exército russo sem oficiais experientes para enfrentar as forças nazistas.
Stalin também foi responsável por deportações em massa que levou 3, 3 milhões de pessoas para a Sibéria e para as repúblicas asiáticas. Entre os grupos étnicos deportados estavam poloneses e judeus.

Em 1956, Nikita Khrushchev denunciou as deportações e perseguições efetuadas por Stalin. 

Sem comentários: