quarta-feira, setembro 20, 2017

Monteiro Lobato: Ecologista

Em 1911, com a morte do avô, Barão de Tremenbé, Lobato herda a fazenda Buquira, em Taubaté. Deixa de ser promotor para virar fazendeiro.
            Nessa época o escritor já tinha mulher e filhos. É lá na fazenda que Lobato iria recolher os causos e vivências que o levariam a produzir Urupês, sua obra mais completa. A falta do que fazer leva-o a escrever e reescrever os contos, só largando-os quando estão realmente em ponto de bala. Mas escreve pouco. Numa de suas cartas a Godofredo Rangel, chega a garantir que a vai largar a literatura par dedicar-se exclusivamente à pintura.
            É também na fazenda que Lobato escreve o artigo que seria o pontapé inicial de sua carreira literária.
            Os caboclos tinham o costume de queimar a mata para fazer sua roça. O resultado eram grandes queimadas, que desgastavam a terra, tornando-a improdutiva em pouquíssimos anos. Lobato, que tinha conhecimento do mal que as queimadas provocavam, ficou uma onça. Injuriado, queria denunciá-los à polícia.
            - Não vale a pena. - explicou o capataz. São eleitores do governo e o patrão não arranja nada.
            - Não haverá ao menos um incendiário oposicionista que possa pagar o pato?
            - Não vê? O caboclo é ali firme no governo justamente por amor ao fogo.
            Sem ter o que fazer, o fazendeiro mandou uma carta para a seção de queixas e reclamações d’O Estado de São Paulo. O jornal gostou tanto do artigo que resolveu publicá-lo fora da seção. Nascia o artigo Velha Praga. O artigo mostrava um jeca vadio, de pé no chão, incapaz de fazer qualquer coisa para melhorar sua situação, entretendo-se em queimar as florestas.  Lobato mais tarde se arrependeria desse tratamento dado ao Jeca. Mas na época o artigo explodiu como uma bomba na imprensa nacional. Foi reproduzido em quase uma centena de jornais.
            Lobato, até então um desconhecido, virou celebridade nacional. Passou a escrever artigos para o Estado para outros jornais. Certa vez, quando foi ao médico, este o tratou de duas maneiras diversas. Primeiro frio e indiferente. Depois, quando soube que se tratava de Monteiro Lobato, abriu um sorriso:
            - Aquele que escreve belos artigos no Estado?
            Embora O Estado de São Paulo tivesse uma boa gama de leitores (a tiragem era de 40 mil exemplares, razão pela qual Lobato acreditava ser lido por 80 mil pessoas), ele, certa vez, deixou de colaborar com esse jornal para escrever para um pasquim, O Povo, de 200 exemplares e 100 leitores. Tudo isso porque havia um velhinho, leitor d’O Povo, que não perdia um artigo seu.

            Nesse tempo que passa na fazenda, Lobato colabora com várias publicações. Entre elas a Revista do Brasil. É na Revista do Brasil que vão ser publicados alguns dos contos que mais tarde formariam o volume Urupês. Lobato oscila. Ora adora a vida de fazendeiro, ora reclama da inatividade. Era o pus do furúnculo literário. Pus, sim. Certa vez, quando um repórter perguntou-lhe como surgira seu primeiro livro, o escritor respondeu que lhe nascera um furúnculo que, uma vez espremido, dera no tal do Urupês.

Sem comentários: