Os
locais tradicionais para abrir um ponto de venda são: shoppings, centro da cidade,
bairros e de localização individual. Antes de escolher entre um desses
ambientes, é necessário conhecer bem seu próprio negócio. Feito isso, é bom
conhecer também um pouco de cada um dos pontos levados em consideração.
Os
shoppings centers são ambientes, tanto fechados como abertos, que tendem a
simular uma cidade. Na realidade, é uma microcidade. O seu maior diferencial é
que reúne diversas atrações que convidam o público a frequentá-lo, mas o
aluguel é caro. Compensará se o tipo de produto oferecido for destinado a esse
consumidor exclusivista. É necessário, mesmo estando dentro de um shopping,
analisar os concorrentes próximos visto que, teoricamente, todos os transeuntes
estão propensos a comprar algo. Assim, a boa apresentação do PDV é indispensável
para chamar a atenção do possível cliente.
Nos
centros urbanos é um pouco diferente. Mesmo havendo a concorrência direta de
outros pontos, há vários ruídos que podem atrapalhar um PDV. Placas, sons,
pessoas entregando panfletos, tudo isso influencia no comportamento do possível
cliente. Esses, quando procuram lojas no centro, geralmente são consumidores
que buscam praticidade e rapidez, pois fazem suas compras nos intervalos do
trabalho. O centro é caracterizado também pela predominância de pessoas de
média a baixa renda. Os melhores locais no centro são os próximos das paradas
de ônibus e de estacionamentos particulares.
Nos
bairros, os consumidores procuram lazer e têm mais tempo para a escolha. Os
melhores locais, portanto, são aqueles que contam com variedade no transporte
coletivo.
Já
a localização individual possui aluguéis mais baratos, porém é necessário um
elevado investimento em publicidade para atrair os consumidores. A localização
individual é preferível para as lojas especializadas. É o caso das pet shops,
dos sex shops e das lojas para surfistas. São estabelecimentos que o consumidor
já procura com o produto em mente.
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