Os
impressos, como cartazes, panfletos e folders, são a mídia mais efêmera e mais
facilmente descartada. Cartazes funcionam bem e são vistos por várias pessoas.
A percepção das informações é mais importante em um cartaz que a estética.
Geralmente as pessoas visualizam um cartaz à distância de dois metros ou mais.
Assim, ao fazer um, afaste-se alguns passos e tente identificar as informações.
Se houver informações demais ou elas não estiverem claras a tal distância, o
ideal é refazer. Panfletos têm pouca durabilidade e são facilmente jogados
fora, mas são muito baratos e funcionam bem como apoio de campanhas.
Os
folders permitem o aprofundamento do assunto, com exposição detalhada das
características do produto. Quem pega o folder está interessado no produto. A
capa é elemento essencial: ela deve ser chamativa, deve apresentar uma
proposição ao consumidor que o leve a abrir e ler o folder. Alguns exemplos de
textos de capas de folder: “A sorte vai sorrir para você” (título de capitalização
Banespa); “Seu telefone acaba de ser promovido” (Telemar); “Nem Nostradamus
previu. Como você poderia?” (Folder do Banespa sobre as precauções que o banco
estava tomando para evitar o bug do milênio);
“Se por mais leve que seja a comida, parece que você comeu um boi inteiro...
conheça algumas dicas que vão ajudar você a viver melhor” (folder de orientação
sobre dispepsia funcional); “Dona Marta começou a aplicar no novo OuroCap para
reformar a lanchonete da filha” (OuroCap Banco do Brasil); “Descubra as vantagens
que mais de 500.000 assinantes já descobriram” (SKY). Como se percebe pelos
exemplos anteriores, o texto da capa, ou mesmo a ilustração, deve deixar o
leitor curioso para ler o restante.
perder no meio de outros
outdoors. Lembre-se também de que ninguém estaciona para ler um outdoor. O
tempo de visualização é de alguns segundos e nesse tempo a informação deve ser
passada corretamente e integralmente. Um bom outdoor deve ter fácil
visualização, ter poucas informações e ter texto e imagens chamativos.
Sem comentários:
Enviar um comentário