quarta-feira, novembro 15, 2017

Promoção de vendas: redução de preços


A redução de preços é o tipo mais famoso de promoção de vendas e também o mais perigoso. Mais de um mercado já foi estragado porque as empresas começaram uma guerra de preços, diminuindo suas margens de lucro até o ponto em que não havia mais como permanecer no mercado.
Além disso, o consumidor tem mais resistência a uma alta de preço do que é favorável a uma redução. Ao terminar a promoção, o consumidor pode achar que está havendo um aumento de preço. Para evitar que isso aconteça, duas medidas são aconselhadas: a primeira delas é criar uma perspectiva de preço. Assim, coloca-se o preço normal, geralmente cortado por um X e o preço promocional, em destaque. Outra opção é usar as expressões “De” e “Por”. Por exemplo: “De R$20,00 por R$ 15,00”. Essa estratégia tem a vantagem de criar uma perspectiva de qualidade. Se 20 reais for um preço alto, típico de produtos de boa qualidade, o consumidor acredita que está ganhando cinco reais.

Outra atitude importante é deixar bem claro até quando vai a promoção, dando ou uma data ou usando a expressão “Até quando acabar o estoque”.  

Sem comentários: