domingo, março 18, 2018

Argo - o cinema como farsa

Argo é um filme de 2012 dirigido por  Ben Affleck, ganhador de diversos prêmios, entre eles o Oscar de melhor filme. O sucesso de público e de crítica é merecido. A história é intrigante e o filme muito bem dirigido, criando uma espécie de "triller cabeça", em que o suspense se mistura a questões políticas e históricas.
A película é baseada em fatos reais: em 1979 a embaixada americana no Irã é invadida por manifestantes e todos os seus ocupantes são feitos reféns. Mas seis pessoas conseguem escapar pelas portas dos fundos e se refugiam na casa do embaixador canadense. Para resgatar essas pessoas um agente do FBI cria um filme falso de ficção científica chamado Argo. A ideia é tirar os funcionários da embaixada disfarçados de membros da equipe de filmagem.
Affleck surpreende, criando um filme denso, repleto de suspense: o perigo surge a todo momento e, se a farsa for descoberta, todos serão mortos pelo regime iraniano. Fatos reais, como pessoas enforcadas em gruas de construção, ajudam a dar o clima das cenas.
Uma curiosidade é que para tornar a farsa crível foi criado até um cartaz, um story board e desenhos de produção. Boa parte desses desenhos ficou a cargo de Jack Kirby, o rei dos quadrinhos de super-heróis. Reproduzo abaixo algumas dessas imagens.



2 comentários:

Anónimo disse...

Há uma pequena confusão, possivelmente causada pelo filme, na verdade, o Kirby não sabia da operação da CIA com o governo canadense, ele foi contratado para fazer os concepts de uma adaptação do filme de nome Argo baseado no livro Lord of Light de Roger Zelazny, publicado em português pela editora portuguesa Publicações Europa-América, só que o filme foi cancelado, o Tony Mendez encontrou o projeto e usou na operação, recentemente a revista Heavy Metal publicou esses concepts em cores e até um action figure (cujo personagem lembra muito o Galactus), além disso, a Universal Cable Productions anunciou uma série de TV. Talvez por problemas com direitos autorais, retiraram a conexão com o livro e criaram um pastiche de Star Wars.
Fontes


https://revistatrip.uol.com.br/trip/a-verdadeira-arte-de-argo


https://www.skoob.com.br/o-senhor-da-luz-54949ed60502.html

https://leiturasparalelas.wordpress.com/2014/05/05/o-senhor-da-luz-roger-zelazny/

http://www.heavymetal.com/tag/lord-of-light/


http://www.denofgeek.com/us/tv/lord-of-light/266407/lord-of-light-tv-series-in-development

André Santos

Gian Danton disse...

Valeu pelos links, André!