quarta-feira, maio 30, 2018

O moderno prometeu


Muitos conhecem o personagem Frankenstein, especialmente graças às suas adaptações cinematográficas, mas poucos conhecem sua origem. Uma quantidade ainda menor de pessoas sabe que o livro que lançou o mito foi um dos primeiros a discutir a ética científica.
A história tem sua origem em uma noite sombria do ano de 1816. O poeta Lord Byron, que havia fugido da Inglaterra, encontrava-se em um castelo à beira do lago de Genebra, na Suíça, e junto com ele estavam vários outros intelectuais e escritores, entre eles Percy Shelley e a sua mulher Mary.
O grupo divertia-se contando histórias de fantasmas e estabeleceu-se um concurso para saber quem escreveria a história mais aterrorizante.
Para espanto de todos, foi Mary, uma desconhecida até então, que conseguiu vencer o concurso. Ela se ba-seou nas pesquisas do anatomista italiano Luigi Galvani com a eletricidade. Enquanto dissecava uma rã, ele descobriu, acidentalmente que os músculos da mesma se contraiam quando percorridos por uma corrente elétrica.
Intrigado, Galvani repetiu o experimento, publicando os resultados no livros De Verbis Eletricitatis.
Uma consequência imediata da descoberta foi a percepção de que a eletricidade parecia ter uma relação íntima com a vida. Alguns começaram até a cogitar a possibilidade de se criar vida artificial através dela.
Mary partiu dessa idéia para construir sua história. Nela, o doutor Victor (Von Frankenstein (ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, esse é o nome do cientista, e não do monstro) rouba cadáveres e, juntando os órgãos de um e de outro, monta um novo ser, que é trazido à vida graças a uma descarga elétrica. Vendo o resultado de sua experiência, Victor se arrepende e abandona a criatura, que passa a persegui-lo.
O livro, além de ser o marco fundador do chamado romance científico (mais recentemente denominado de ficção científica), traz outras caraterísticas interessantes. A principal delas é a discussão sobre o limite ético da pesquisa científica. O extraordinário é que tal discussão se desse em plena modernidade.
O pensamento científico surge na era moderna como uma utopia. Não só o mundo, como a vida de cada pessoa seria melhorada com os avanços tecnológicos. A era da razão, propagada pelo iluminismo, tiraria a civilização das trevas da ignorância representadas pela Idade Média.
Essa crença cega na razão e na ciência é predominante na modernidade. Entretanto, essa visão idílica foi totalmente abalada com a explo¬são da bomba atômica sobre Hiroshima. Ficou claro, então, que a mesma ciência que trazia conforto, saúde e felicidade, poderia trazer horror, morte e destruição.
Mais tarde os estudantes rebeldes de maio de 68 também criticaram o caráter ideológico da ciência, seu envolvimento com o poder e a manutenção do status quo.
Boa parte dessa discussão pós-moderna é antecipada por Shelley em seu livro. O Dr. Frankenstein não tem o senso ético que deveria nortear sua pesquisa. Para ele, o conhecimento visando apenas o conhecimento, sem uma preocupação com os resultados sociais. Tanto que, ao ver o monstro, ele simplesmente o abandona, deixando-o à própria sorte.
O livro de Mary é cada vez mais atual. Afinal, com o desenvolvimento da genética, o homem pode, afinal, criar um ser humano artificial, Os obstáculos para tal experiência não são técnicos (a tecnologia para tal, se ainda não existe, existirá em pouco tempo), mas éticos.

Sem comentários: