terça-feira, junho 12, 2018

Critérios de escolha de notícias no jornalismo amapaense



Critérios de escolha de notícias no jornalismo amapaense surgiu de um trabalho na disciplina Teoria do Jornalismo.
Um dos itens mais importantes da Teoria do jornalismo é o que se refere aos critérios de escolha de notícia. O que o jornalista considera notícia? O que entra no jornal e o que fica de fora, o que ganha destaque e o que vira nota?
A ideia da pesquisa foi usar essas teorias para analisar alguns dos principais veículos do jornalismo amapaense. A pesquisa foi dividida em quatro momentos: entrevista com o proprietário (ou diretor do veículo), entrevista com jornalistas, análise dos jornais e, finalmente o confronto das entrevistas e análises com as teorias do jornalismo. O texto ainda trazia o histórico dos veículos.
O resultado foram sete artigos tão bons que surgiu a ideia de publicá-los na forma de uma antologia. Eu organizei o volume, inclusive com um texto inicial, meu, explicando as teorias do jornalismo, e apresentei à direção da faculdade com a sugestão que virasse livro.
Em 2003, quando eu já não trabalhava mais na instituição, eles estavam recebendo a comissão de reconhecimento dos cursos de comunicação e precisavam urgente de publicações. Dessa forma o livro acabou saindo. Foi um belo volume que serve até hoje como referencial sobre o jornalismo no estado.

Sem comentários: