quinta-feira, junho 07, 2018

Tio Patinhas - 40 anos


Em 1987 o pato mais rico do mundo completou 40 anos e, para marcar a data, a editora Abril lançou uma edição comemorativa. Como brinde vinha o que é hoje um item de colecionador: a famosa moeda número 1 do Tio Patinhas.
A primeira história da edição é justamente a HQ de estreia do famoso muquirana, desenhada e escrita pelo lendário Carl Barks, de 1947. Chamada “Natal nas montanhas”, mostrava Donald às voltas com o presente de grego do tio que o manda para as montanhas, onde pretende assustá-lo com uma fantasia de urso. É um enredo simplório para Barks e o Tio Patinhas estava muito longe do personagem que ficaria eternizado na história dos quadrinhos, tanto em termos visuais quanto em temperamento. No lugar do velho ranzinza, mas simpático, um milionário que não consegue sentir prazer com o natal e se diverte provocando o sobrinho.
A edição tem várias histórias de Barks, em especial O caso do dinheiro pegajoso, em que os Metralhas roubam o dinheiro da caixa forte, mas acabam sendo pegos graças a um invento criado por Huguinho, Zezinho e Luizinho.
Destaque para a linda capa, uma das muitas pintadas por Carl Barks.
Em tempo: meu exemplar foi comprado em sebo... por apenas R$ 2,50!  

Sem comentários: