quarta-feira, maio 15, 2019

A privatização do estado



Em recente entrevista, o ministro da economia Paulo Guedes afirmou que estima-se que metade do servidores públicos brasileiros vão se aposentar nos próximos quatro anos. Isso, claro, inclui policiais, professores, médicos. Mas ele avisa: não haverá concurso para substitui-los.
Essas áreas já sofrem com uma falta crônicas de profissionais, em especial a área de Educação. Na maioria das escolas os alunos passam meses sem aulas de algumas disciplinas por falta de professores.
A solução do governo parece ser jogar para o cidadão a obrigação que deveria ser do Estado. Prova disso é toda a campanha feita para promover a educação domiciliar e contra a educação pública gratuita.
O argumento é simples. Quer educação? Eduque seu filho em casa. Quer segurança? Compre uma arma. Quer saúde? Faça um plano de saúde. Quer aposentar? Faça um plano privado.
E isso em um dos países com maior carga tributária do mundo. Cerca de 40% de todo dinheiro que circula no Brasil vai para o governo. E a carga tributária não dá mostras de que vai diminuir. Como não houve correção da tabela do imposto de renda, este ano os brasileiros vão pagar mais imposto que em 2018.

Sem comentários: