terça-feira, setembro 03, 2019

Uma breve história dos quadrinhos paraenses

Recebendo meus exemplares das mãos do autor Vince Souza

O Pará é considerado atualmente como um celeiro de grandes quadrinistas. Os quadrinhos se tornaram uma tradição na capital paraense com grandes talentos - alguns dos quais trabalhando para o mercado americano, outros para o mercado europeu. Até o prêmio Jabuti foi para um paraense. Contar a história dessa tradição foi o desafio enfrentando por Vince Souza e Otoniel Oliveira no livro Uma breve história dos quadrinhos paraenses. Apesar do título, é um volume de respeito. São 155 páginas ricamente ilustradas! E capa dura! Obra obrigatória para qualquer fã de quadrinhos nacionais. Eu fiz parte dessa história - foi a partir de uma oficina ministrada por mim e pelo compadre Bené Nascimento que se formou o Ponto de Fuga, um dos grupos que movimentaram o cenário da 9a arte no Pará. Também fui o primeiro gibitecário da Gibiteca da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, que existe até home.  Eu ajudei os autores disponibilizando fotos e arquivos de jornais.
O livro é ricamente ilustrado

A diagramação é um diferencial da obra. 

Na foto no canto superior eu na gibiteca do grupo Ponto de Fuga. Eu era muito magro nessa época. 

Sem comentários: