Uma das grandes ironias dos
quadrinhos é que muitas vezes os criadores de determinado personagem acabam
vendo suas crias se tornarem grandes sucessos nas mãos de outro autor. Isso era
especialmente comum na era de bronze, em que roteiristas e desenhistas trocavam
facilmente entre a Marvel e a DC.
Os exemplos são muitos.
Talvez o mais óbvio sejam os
Novos X-men. Eles foram criados por Len Wein, que escreveu o primeiro número e
entregou o título para um jovem estagiário da Marvel, Chris Claremont. Afinal,
ele tinha coisas mais importantes para fazer, títulos mais importantes para
escrever e os X-men nunca tinham sido um sucesso. Pouco tempo depois o grupo de
mutantes se tornou um sucesso absoluto, especialmente depois da entrada de John
Byrne nos desenhos. Em poucos anos era o título mais vendido da Marvel, os
mutantes espalhava-se por vários gibis. O sucesso comercial foi tão grnade que Claremont
ficou rico.
Len Wein, aliás, foi o roteirista
criador do Monstro do Pântano, que fez algum sucesso na época, mas só se
tornaria um sucesso absoluto de público e de crítica nas mãos de Alan Moore.
Aliás, Wein e Gerry Conway eram
colegas de quarto. Não se sabe ao certo quem copiou quem, mas na época em que a
DC lançou o Monstro do Pântano, Conway lançou o Homem-coisa na Marvel, uma
sensação do recomeço do terror na editora, um título que estabeleceu nas mãos
de Steve Gerber!
Um dos maiores sucessos da era de
bronze foi o Mestre do Kung Fu, criado por Steve
Englehart e Jim Starlin. Apesar de existirem na época
diversos outros personagens tentando aproveitar a popularidade de Bruce Lee,
alguns inclusive anteriores, foi Shang Chi que
melhor captou o espírito dessa época. A revista foi uma das mais vendidas da
Marvel, sendo publicada por anos... mas escrita por Doug Moench e com desenhos de Paul Gulacy!
Outro exemplo é o personagem Demolidor, de Stan
Lee e Bill Everett.
Everett tinha sido um dos criadores de Namor, o
príncipe submarino, um dos maiores sucessos da Marvel na Era de Ouro e Lee
queria trazê-lo para o barco nessa nova fase da editora. Assim surgiu o convite
para desenhar o personagem. Mas Everett, que na época trabalhava com
publicidade, mal conseguiu terminar o primeiro número. Foi substituído por
Wally Wood e depois por outros desenhistas. Várias equipes criativas foram se
sucedendo no personagem, que vendia cada vez menos.
No início dos anos 80 a revista estava para ser
cancelada quando foi assumida pelo jovem Frank Miller, que revolucionou o
personagem transformando-o num dos mais vendidos da Marvel. A popularidade do
Demolidor de Miller era tão grande que no Brasil ele era o carro-chefe da
revista Superaventuras Marvel. O personagem criado por Stan Lee e Bill Everett
só se tornou realmente um sucesso nas mãos de Frank Miller.
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