terça-feira, agosto 25, 2020

Thor – contos de Asgard

É indubitável que Stan Lee e Jack Kirby criaram uma mitologia moderna.
Nenhum personagem encarnou tão bem isso quanto o Thor. Vindo diretamente da mitologia nórdica, ele permitia a Kirby explorar a grandiosidade e a Lee a nobreza. Mas no início a revista se destacava mais pelas características do gênero super heróis do que por sua herança nórdica.
Foi Quando a dupla teve a ideia de lançar uma série derivada, na qual podiam explorar em mais detalhes os aspectos mítico do personagem que Thor se tornou o personagem que conhecemos hoje.
Com apenas cinco páginas, contos de Asgard recontava grande parte das lendas nórdicas e mostrava o melhor da Marvel. Essa série conectou definitivamente o Thor dos quadrinhos com o Thor da mitologia, dando uma identidade única à revista. 
Talvez em nenhum outro momento da Marvel Jack Kirby se mostrou tão a vontade. Fascinado pelas lendas nórdicas, ele está em seu elemento ao recontar as lendas desde o surgimento do universo até a criação dos deuses e dos homens. 
A dupla também aproveita para apresentar os personagens secundários, como Heimdall, o guardião da ponte do arco íris, ou Balder, e estabelecer o universo das histórias. 
Além de contos retirados diretamente da mitologia nórdica, Kirby e Lee criaram também cria contos inéditos, surgidos exclusivamente da imaginação dos dois.
Contos de Asgard é também uma pérola da síntese narrativa. Em apenas cinco páginas a dupla conseguia apresentar os personagens, estabelecer um conflito e resolvê-lo, geralmente de maneira surpreendente.

Essa HQs foram reunidas em um volume da coleção de clássicos Marvel da Salvat. A edição tem dois problemas: um problema menor é a capa, que não traz um desenho de Kirby, e a coloração digital, muito escura, que esconde detalhes do traço. Mesmo assim é um item essencial na coleção de qualquer aficionado pela Marvel.

Sem comentários: