Uma das estratégias da Bombril era satirizar ou homenagear figuras famosas |
Goebbels,
o ministro da propaganda nazista afirmava que uma propaganda não deve parecer
como tal. Não precisamos ir muito longe para descobrir como esse conceito foi
apropriado por praticamente toda a propaganda e publicidade ocientais desde então. Quando pensamos em publicidade, nos vem
logo à mente de nós, brasileiros, aquele comercial da Bombril. Todo mundo
conhece. O garoto bombril vai lá, canta, conta piadas, faz algumas palhaçadas,
e todo mundo acha graça. Tem gente que até corria para a frente da TV quando
percebe que é ele. É uma propaganda que não parece propaganda. Parece mais uma
piada, não é? Lembram do primeiro comercial dessa série? O garoto bombril
aparecia imitando aqueles políticos bem característicos e convencia a amiga
eleitora a eleger bombril, “o único que tem passado limpo”. Não é por
coincidência que fez tanto sucesso. O garoto fazia aquilo que todo brasileiro
adora fazer: ridicularizar os políticos.
Mas
não, não precisa ser engraçado para funcionar. Todo mundo deve se lembrar
daquele belíssimo filme em que dois garotos brincam em um daqueles cavalinhos
de circo. Um deles era um menino de rua, o outro um portador de síndrome de
dawn. Quem não se emocionou com aquele comercial?
Outro
igualmente famoso e emocionante foi o do primeiro sutiã. Você lembra? A mocinha
começa a perceber que seus seios estão crescendo. No vestiário, ela sente
inveja das amigas que já usam sutiã. Quando chega em casa, seu pai deixou sobre
a cama um presente: um sutiã. A moça o experimenta alegre da vida e termina o
filme com ela andando na rua e a locução: “O primeiro sutiã a gente nunca
esquece”. Parece mais um filme, com início, meio e fim.
Quando
se pensa em fazer publicidade, a idéia mais óbvia é mostrar o produto e dizer:
compre isto! O preço é este. Compre! Esse tipo de comercial pode até funcionar
com produtos caros, que necessitem de muita informação para se determinar a
escolha. É o caso, por exemplo, de um carro. Mas nem sempre isso funciona, pois
todos nós temos uma certa aversão à propaganda. Todo mundo pensa em trocar de
canal quando começa o intervalo, mas quem consegue resistir a uma propaganda
bem feita?
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