domingo, agosto 15, 2021

Black Hammer

 


Confesso que tive mais de uma oportunidade de comprar um exemplar de Black Hammer, série de Jeff lemire e Dean Ormston. Mas eu achava estranha a capa do primeiro número e não conseguia decifrar o que era aquilo: super-heróis? Terror? Uma mistura? Mas um amigo me convenceu a comprar o primeiro número (valeu, Rodrigo Bandeira!).
Black Hammer conta a história de um grupo de heróis que, ao derrotar o maior vilão de todos os tempos (o Antideus), acabam sendo misteriosamente exilados em uma pequena cidade. Nenhum deles sabe o que há além das fronteiras do local, pois o único que tentou ultrapassá-las aparentemente morreu. Dessa forma, vivem vidas normais enquanto tentam descobrir onde estão, como vieram parar ali e como voltar para o mundo normal.
No posfácio da edição, Lemire conta que criou Black Hammer porque achava que nunca teria a oportunidade de trabalhar com “super-heróis de verdade”. Na época ele estava fazendo uma série alternativa sobre uma cidadezinha, o condado de Essex e a nova série prometia unir esse amor por histórias sobre pequenos povoados com a paixão por super-heróis.
A Dark Horse se interessou pelo projeto, mas a série só engrenou anos depois, quando Lemire já estava escrevendo “super-heróis de verdade”.  E o motivo foi a entrada de Dean Ormston. “O que torna Dean Pefeito para Balck Hammer é que a arte dele é muito diferente dos quadrinhos tradicionais”, escreve o roteirista. De fato, é uma arte que causa o estranhamento que relatei no início deste texto.
As capas são homenagens a gibis clássicos. 

Black Hammer é herdeira direta de Watchmen e Miracleman, ambos de Alan Moore, mas consegue encontrar um ponto de vista diverso dentro da proposta de mostrar super-heróis como pessoas normais. Colocá-los dentro de uma fazenda, numa pequena cidade, dá uma outra perspectiva para o assunto. Ali, cada um se depara com problemas. É Abraham Slam apaixonado por uma garçonete, mas com medo de levá-la até a fazenda, é a menina de ouro vivendo as arguras de mulher de 50 anos preso no corpo de uma menina... esse contexto muito pé no chão é entremeado por sequencias de flash back, com esses personagens na sua versão super-heroiesca. É muito nítido que esses flash backs são claras homenagens a quadrinhos clássicos, como o Capitão Marvel de CC Beck ou o Capitão América de Jack Kirby e Joe Simon. Aliás, as próprias capas são na maioria das vezes homenagens a gibis clássicos.
Lemire consegue equilibrar muito bem esses dois aspectos: o de aprofundamento psicológico e de heroísmo. O desenhista Dean Ormston funciona muito bem para esse aprofundamento psicológico (embora, pessoalmente, eu teria colocado outro artista mais convencional para as sequencias heroiescas para criar na arte o mesmo contraste do texto).
Enfim, é uma leitura instigante.

Sem comentários: