quarta-feira, março 29, 2023

Superaventuras Marvel

 


Superaventuras Marvel foi antológica, uma revista mix de super-herois como jamais existiu ou existirá no Brasil. Vale lembrar que a revista foi criada quando a editora Abril conseguiu os direitos sobre todos os personagens Marvel – até então os principais personagens da editora, como Hulk e Homem-Aranha, estavam com a RGE.

De repente a redação Abril se viu com uma quantidade impressionante de material de muita qualidade. 

E foi na SAM (como a revista era carinhosamente chamada) que eles colocaram tudo isso.

Tinha Pantera Negra na até então sua melhor fase (com roteiros Don McGregor e desenhos de Billy Graham) , tinha o Dr. Estranho na melhor fase (com roteiros de Steve Englehart e desenhos de Frank Brunner), Kull, Conan, Sonja... a seleção era impressionante!

Até hoje eu pego as primeiras revistas e fico impressionado: não tinha nada sequer razoável ali, era tudo muito bom.

E a SAM publicou simplesmente as duas melhores séries Marvel dos anos 1980: o Demolidor, de Frank Miller e os X-men de Chris Claremont e John Byrne.

Hoje nenhum leitor conseguiria imaginar o impacto que essas séries tiveram e como foram revolucionárias. As mortes de Elektra e da Fênix foram verdadeiros fenômenos, todo mundo que conhecia estava falando sobre isso.

Pra se ter uma ideia, a ansiedade era tão grande que a gente sabia o dia que a revista chegava às bancas e naquele dia íamos perguntar para o jornaleiro se já tinha chegado – e haja reclamação se não chegava. O fato de ser formatinho também ajudava muito na popularidade. Lembro de muitas vezes voltar a pé para casa e usava o dinheiro da passagem para compra a SAM.

Sem comentários: