domingo, fevereiro 25, 2024

Conan – Terra maldita

 

O filipino Ernie Chan ficou famoso por artefinalizar o traço de John Buscema em Conan. Mas em algumas edições ele mostrou que também era um desenhista incrível, como podemos ver na história Terra Maldita, escrita por Jim Owsley e publicada em Conan the barbarian anual 10.

A história começa com uma festa na província de Alhmet, durante o casamento do Barão Shamir.  A nova baronesa está inebriada pelo poder e resolve abusar do bobo da corte. Quando este reage, ela manda prendê-lo. Mas, no calabouço, ele encontra um antigo segredo.

Após ser preso no calabouço, o bobo da corte descobre um segredo terrível. 


A história pula dois anos. O rei de Turan está sitiando o local depois que os impostos não foram pagos. O rei quer que a qualquer custo o castelo seja tomado e para isso o general encarrega Conan e outros homens para invadirem o local e abrirem os portões. É uma missão suicida, tanto que no final, apenas Conan e um soldado chamado Redondo conseguem penetrar no castelo. Lá eles vão descobrir um segredo terrível. O bobo da corte dominou algum tipo de poder maligno e está controlando o Barão. Claro que conan termina enfrentando uma criatura monstruosa e terrível, como normalmente acontece em suas histórias.

Uma das sequências mais criativas é a do olho gigante. 

Embora o texto de Owsley seja no máximo competente, ele consegue consegue construir uma história interessante (embora o mote principal da história seja muito mal explicado).

O maior destaque da edição, no entanto, é o desenho de Chan. Embora não tenha a noção de movimento de John Buscema, o filipino consegue passar um ar de opressão com seu traço hachurado que combina perfeitamente com a trama, dando a ela um certo clima de terror.

Sem comentários: