quarta-feira, abril 17, 2024

Conan – Os demônios da montanha

 


Estamos acostumados a ver Conan desenhado pelo ítalo americano John Buscema. No entanto, diversos outros grandes artistas tiveram suas passagens pelo personagens. Entre eles o filipino Tony DiZuniga. Isso aconteceu na história Os demônios da floresta, publicada em Savage Sword of Conan 3, de dezembro de 1974.

Na história, escrita por Roy Thomas, Conan e um outro soldado estão sendo perseguidos por Khozgaris quando encontram uma bela mulher sozinha nas montanhas. Ela se identifica como Shanya, filha do chefe dos Khozgaris.

A habilidade de Tony DeZuniga para desenhar mulheres é uma grande contribuição para a história. 


“Mentira!”, afirma Conan. “A filha de um chefe aqui... sozinha... sem uma guarda armada?”

“Ninguém ousa por as mãos em Shanya... então eu vou aonde eu quiser!”, responde a garota.

O cimério resolve tomá-la como refém até que eles estejam em segurança, o que irá assegurar um dos elementos básicos das histórias de espada e magia: uma bela mulher em trajes sumários. A grande habilidade de Tony DiZuniga, cujo traço é quase fotográfico, ajuda muito nesse sentido.

O soldado é rapidamente descartado. 


Enquanto o trio atravessa um despenhadeiro, uma pedra caí, matando o outro soldado, o que deixa a trama focada apenas em Conan e na princesa. Aqui é necessário fazer um parêntese. É impressionante como é comum que as histórias iniciem com um ou mais soldados além de Conan. Todos morrem até a terceira página.

A garota é sequestrada por seres disformes e Conan resolve ir em seu socorro. Afinal, ele é um selvagem e tudo que interessa para os selvagens é salvar princesas em perigo.

A princesa será usada como procriadora. 


A garota é levada para o líder local, que pretende usá-la para procriar. “Nenhum sangue novo foi misturado à raça do povo do cume por mais de 200 anos. Você será uma companheira adequada para mim e para meu filho!”. Depois de usá-la como procriadora, o líder local pretende dá-la de comer a uma criatura monstruosa, cuja simples visão faz a princesa desmaiar.

A história tem um deus ex-machina: quando derrota o primeiro do povo do cume, Conan vê que ele usa uma máscara e resolve simplesmente colocar o artefato no rosto, o que faz com que ele veja no espesso vapor usado como arma pelos locais.

Apesar dessa situação forçada,  Os demônios da montanha tem todos os elementos de uma boa história de conan.

Sem comentários: