terça-feira, abril 16, 2024

Lídia Poet

 


 

Lídia Poet, série criada por Criada por Guido Iuculano e Davide Orsini, é baseada em uma personagem real, a primeira advogada italiana. Formada numa época em que o machismo imperava, ela foi proibida de exercer a profissão, tornando-se assistente do irmão.

O seriado pega essa figura real e essa premissa para construir uma trama policial, em que Lídia resolve um crime a cada episódio enquanto tenta conseguir novamente a permissão para advogar.

A estrutura é mais ou menos a mesma: Lídia se depara com um cliente que está preso por um crime que não cometeu e deverá provar sua inocência.

É uma estrutura interessante, com um bom desenvolvimento. Não há exageros ou piruetas narrativas, como temos visto em Enola Holmes, muitas vezes com soluções pouco críveis. A narrativa é simples, mas envolvente. Lídia consegue resolver as situações com um senso de observação apurado e raciocínio lógico. Em uma das histórias, por exemplo, ela percebe que a principal testemunha contra sua cliente é um vigia alcoolatra que dormiu em serviço. O final parece uma consequência muito lógica do veio antes.

Vale destacar a atuação fenomenal de Matilda De Angelis, com suas pequenas expressões faciais extremamente reveladoras. A moda da época, um período em que as mulheres usavam cabelos presos, com chapéus, também ajuda a atuação, já que dá destaque para seu rosto. Aliás, o figurino usado por Lídia também cabe um elogio por sua elegância.

A primeira temporada tem seis episódios que passam muito rápido, pois é muito difícil deixar um episódio pela metade.

Sem comentários: