segunda-feira, julho 29, 2024

Tropa Alfa – Sombras do passado

 

No número 2, 3 e 4 do gibi da Tropa Alfa, John Byrne desenvolveu toda uma saga centrada na personagem Marina. 

Na história, ela fere quase mortalmente o Pigmeu e desaparece no mar. Ao procurá-la, os heróis encontram uma estrutura alienígena embricada no gelo do ártico. A estrutura é também uma armadilha, que aprisiona Estrela polar e Aurora 


O vilão tem pouca profundidade. 

O fato da saga se estender por três edições permite a Byrne desenvolver os personagens, em especial Marina. Descobrimos, por exemplo, que ela é uma alienígena de uma nave de colonização que teve uma pane e caiu na Terra. Com o seu casulo jogado no mar, ela se tornou uma anfíbia e desenvolveu habilidades aquáticas. 

Descobrimos também que a nave foi dominada por um homem das cavernas capturado pela nave e que, milhares de anos depois de ser aprisionado, conseguiu o controle da mesma e pretende usá-la para dominar o mundo. 


A dupla personalidade de Aurora torna-se um problema para a equipe. 

Apesar da boa qualidade da trama, há problemas. O vilão tem pouquíssima profundidade. Não é revelado como ele conseguiu dominar a nave e nem por que razão ele atraiu Marina para a nave e nem como prender e torturar ela vai ajudar no plano de dominar o mundo. 

Ou seja: para Byrne, o vilão é apenas uma motivação para o herói. Considerando-se que Claremont tinha uma grande preocupação em desenvolver os vilões em X-men, é possível imaginar como seus a tropa Alfa caso a dupla ainda existisse. 

A Mulher Invisível e Namor fazem uma participação especial na história. 


Aliás, nessa segunda história é possível perceber como os novos personagens são parecidos com os mutantes. Pigmeu obviamente é uma versão do Wolverine, inclusive em termos de altura e personalidade. Sasquatch é Colossus. Embora Pássaro da Neve lembre Tempestade, é Aurora que vai revelar um paralelo com ororo em termos de personalidade, especialmente quando ela reverte para sua outra personalidade durante a batalha. Vale lembrar que muitas vezes a fobia de Tempestade por lugares fechados era o motor de muitas histórias dos X-Men.

Sem comentários: