domingo, setembro 22, 2024

Fundo do baú - Jeannie é um gênio

 


“Era uma vez, num lugar mítico chamado Cabo Kennedy... um astronauta de nome Tony Nelson foi lançado numa missão especial. O seu míssel subiu, porém algo aconteceu e ele teve que retornar à Terra. O Capitão Nelson chegou a uma ilha onde encontrou uma garrafa que não era uma garrafa qualquer, pois dentro havia um lindo gênio que tinha o poder de realizar todos os seus desejos. Diferente, divertido, surpreendente. A garota desse programa é um sonho, um espetáculo, é muito viva!”

O texto acima era a abertura dos primeiros episódios de Jeannie é um gênio, sitcom criada por Sidney Sheldon que estreou nos EUA em 18 de setembro de 1965 e foi exibido até 1970, num total de 139 episódios. Posteriormente foi feita uma animação e aproveitada apenas a parte final da narração.

Na história, Barbara Eden era um provocante gênio das mil e uma noites e Larry Hagman era seu amo e senhor. Apaixonada pelo seu amo, ela vai com ele para os EUA coloca sua vida de cabeça para baixo com suas estripulias. Entre os personagens secundários da série estavam o Dr. Bellows, um psicólogo da força aérea que tenta descobrir porque coisas estranhas acontecem sempre que o Capitão Nelson está por perto e o atrapalhado Roger Healey, melhor amigo de Nelson, que muitas vezes ajuda a encobrir as confusões criadas por Jeannie.

O programa se aproveitava de truques básicos de montagem para simular de magia. Assim, por exemplo, o Capitão Nelson está no sofá e de repente o jornal aparece em sua mão, assim como uma xícara de café. Esses truques de montagem eram salientados por um movimento de cabeça de Jeannie e por efeitos sonoros. O conjunto funcionava incrivelmente bem.  

Em um dos episódios, Jeannie resolve se casar com Nelson. Como esse pretende continuar solteiro, ela cria um sósia dele, que se mostra absolutamente apaixonado por ela e chega a levá-la ao altar. Claro que no final ela desiste, pois o segredo do programa estava justamente na tensão sexual nunca realizada entre Jeannie e Nelson. Ao contrário de A feiticeira, cujo humor se concentrava em situações domésticas, em Jeannie é um gênio o foco são as insinuações sexuais, tanto que o fato dos dois terem finalmente se casado é apontado por muitos como a razão pela qual o seriado perdeu audiência e foi descontinuado.

Embora tenha sido criado como uma imitação de A feiticeira, Jeannie é um gênio logo mostrou que tinha brilho próprio e angariou uma legião de fãs.  

O seriado ainda ganhou dois filmes, lançados na década de 1980.

Sem comentários: