Uma das primeiras séries tokusatsu (filmes de efeitos especiais), Os vingadores do espaço foi baseado numa história em quadrinhos de Osamu Tezuka. O mangá chamava-se “Ambassador Magma” e era publicado na revista Shonen Gahosha Magazine. Tezuka já tinha ideia de transformar a história numa animação, então quando a Mushi Productions o procurou para fazer uma versão live action, ele concordou na hora.
Na história, o vilão alienígena Rodak quer conquistar a Terra como conquistou diversos outros planetas. Para isso ele envia ao nosso planeta diversos monstros para provocar o máximo de destruição possível.
Mas em seu caminho está o sábio Matuzen (nitidamente baseado no Matusalém da Bíblia), um velho com longos cabelos e barbas brancas que mora no Monte Olimpo. Matuzen cria dois robôs para proteger o planeta Terra: Goldar e sua esposa Silvar. Os nomes são referências às cores dos personagens. Goldar é dourado e Silvar é prateada.
Goldar é um robô gigante que emite raios por suas antenas e mísseis por uma abertura em seu peito. A esposa, embora de tamanho normal, também é muito poderosa e também emite raios pelas antenas. Ambos também transformam-se em naves espaciais.
A série é baseada num mangá de Tezuka. |
Mais à frente, quando Goldar começa a intervir no nosso planeta, ele conhece o garoto Miko. Silvar fica encantada com a figura da criança e pede para Matuzen criar um filho para eles. Assim surge o garoto-foguete Gam, que se torna o melhor amigo de Miko. Aliás, o garoto Miko recebe um apito, no formato de foguete, com o qual pode chamar qualquer um dos robôs, o que ele faz nos momentos de maior perigo, como quando Goldar está lutando com um monstro e um bebê precisa ser retirado de um prédio (o curioso é que, embora a região seja repleta de prédios de isopor, aparentemente só morava a família no bebê na região).
Os efeitos especiais eram simplórios, mas eficientes. Um jogo de montagem fazia com que os robôs se transformassem em foguetes e os mísseis que saíam do peito de Goldar eram desenho animado. O rosto do vilão Rodak era uma máscara que não se movia, dando um ar artificial para o personagem. Além disso, um robô cabeludo podia funcionar nos mangás, mas ficava estranho no seriado.
No Brasil Os Vingadores do Espaço estrearam na TV Tupi e depois foram para a Band. Nos anos 80 foram reprisados pela Band.
Sem comentários:
Enviar um comentário