sexta-feira, novembro 21, 2008

Camiño di rato em Sampa


Recebi, do amigo Matheus Moura, o convite acima, do lançamento da revista Camiño di Rato em São Paulo. O Matheus pede para avisar também que nessa próxima semana haverá o lançamento aqui em Uberlândia no dia 27/11 (quinta-feira) a partir das 21hs no Goma - Cultura em Movimento, na av: Floriano Peixoto, 12 – Centro (34) 3224 7047 - http://gomamg.blogspot.com/A ocasião contará com a presença de Matheus Moura, Rosemário Souza, Al Greco e Beto Martins, além de revistas do 4º Mundo à venda!
Abaixo, o release da revista:
A Camiño di Rato é uma publicação de História em Quadrinhos (HQs) idealizada por, Matheus Moura e Rosemário Souza. Matheus é jornalista, roteirista e crítico de HQs para o sítio especializado Bigorna.net. Rosemário é artista gráfico, quadrinhista e editor de zines “das antigas”. Na década de 1990 ele co-editou os zines Tormento e Delirium, em parceria com Al Greco.
A revista Camiño di Rato conta com 48 páginas - já com a capa colorida em couchê -, possui formato magazine (21 x 28), miolo preto e branco em papel jornal e ao custo de R$ 5,00 quando vendida em mãos. Em Uberlândia ela está à venda em bancas específicas no centro, livrarias e lojas especializadas.
Na publicação, além de HQs, há também textos de assuntos diversos. Esta primeira edição conta com uma matéria a respeito da alimentação vegetariana e outra que aborda a História das HQs no Brasil. Este segundo texto foi apresentado por Matheus originalmente em uma mesa redonda - no Festival de Arte 2007 - chamada Quadrinhos e seus Desdobramentos, na Universidade Federal de Uberlândia – UFU.
Com relação às HQs, o primeiro número da revista conta com um seleto grupo de quadrinhistas brasileiros que traçam aqui seu Camiño di Rato, são eles: Antônio Eder e Gian Danton, com a história Como ser Enganado por um Psicopata; Soter Bentes colabora com a maior HQ da revista, Caçador; Edgar Franco faz uma demonstração de seu mundo pós-humano com Nanquim, Terra e 333; Gazy Andraus participa com Hesperornis – O Pássaro do Oeste, mais uma HQ filosófica que desponta na Camiño - este quadrinho recebe o bônus de um texto apêndice escrito pelo autor; Luciano Freiberger, mostra que a Sorte pode ser questionada; Beto Martins versa a respeito d'As Boas Intenções; enquanto Alexandre Greco apresenta seus Endoparasitas; Felipe Eremita narra um conto de mendigos intitulado Larvas; Rosemário Souza e Matheus Moura (os editores da revista) apresentam A Sociedade Passiva!!! e Sue & Side.
Como forma de aumentar a interação entre leitores e editores, está no ar já há quatro meses o blog ToKa di Rato. Neste espaço são divulgadas prévias das edições da Camiño di Rato, além de notícias relacionadas às HQs, resenhas e entrevistas com quadrinhistas, pesquisadores e editores do meio. O endereço eletrônico é: www.tokadirato.blogspot.com
Além disso, a revista está à venda pela internet via correio ao preço de R$ 6,00. Há ainda distribuição nacional pelos pontos em que o coletivo 4º Mundo (4M) atinge. O 4M, é um coletivo de quadrinhistas independentes que se uniram para otimizar a distribuição de revistas e como forma de fortalecer o cenário de HQs brasileiras. No mês de outubro o grupo comemorou seu primeiro ano com uma série de atividades em São Paulo.
Está programado para o lançamento da revista Camiño di Rato, uma exposição com os originais da revista, autógrafos e sorteio de kits promocionais com camisetas e revistas. Data e local ainda não estão confirmados. Mais informações em breve.

Matheus Moura & Rosemário Souza
(34) 8844-7661 (34) 9204-2414
Contato:

Cx Postal: 4537 – Uberlândia – MG - CEP: 38408-971

caminhodirato@gmail.com

www.tokadirato.blogspot.com

Sem comentários: