sexta-feira, abril 17, 2009

Roma


Há algum tempo comprei no Submarino o box da primeira temporada do seriado Roma, mas ficou lá na prateleira, esperando. Nesse carnaval resolvi arriscar assistir a um capítulo e me surpreendi. É muito, muito bom. A série não só é historicamente correta, como também é um exemplo de um roteiro bem costurado, com várias tramas paralaleas tão interessantes quanto a trama principal. A trama principal, claro, roda em torno de Júlio César e sua luta contra Pompeu, numa guerra que transformaria a república num império. Mas os personagens mais carismáticos são os legionários Lúcio Voreno e Tito Pullo.
Destaque também para a sobrinha de César, Átia, mãe de Otávio, que viria a ser o imperador Augusto (para quem não sabe, o mês de agosto é uma homenagem a ele).
Isabela Boscov destacou, numa crítica na revista Veja, que Roma tem o mérito de não tentar impingir a ética cristã aos seus personagens. Vivendo num mundo em que sexo e violência não eram tabus, os personagens revelam um comportamento curioso. Um exemplo: quando Átia desconfia que seu filho Otávio está tendo um caso com César, ela não só se escandaliza como fica honrada e tenta tirar vantagens políticas disso, como uma boa mãe romana.
Os roteiristas pesquisaram a fundo sobre a época (uma das opções do menu permite que apareçam legendas com informações históricas e sobre o dia-a-dia dos romanos), numa obra fascinante. Em meio a curiosidades históricas e várias narrativas paralelas, você acaba viciado.

Sem comentários: