terça-feira, fevereiro 08, 2011

Coletânea reunirá contos queer

A editora Tarja está programando uma coletânea chamada A fantástica literatura Queer.
Segundo a Wikipédia, Queer literalmente quer dizer "Literalmente significa "estranho" ou "esquisito", mas a palavra foi usada em uma superposição de significado com a palavra queen, ou "rainha". Assim, seu significado completo seria de um homossexual masculino bastante afeminado, pois este seria ao mesmo tempo uma rainha e algo de muito estranho.Na verdade, a palavra Queer tem sido adotada pela comunidade LGBT no intuito de ser ressignificada. De um termo pejorativo, que colocava constantemente à margem os apontados por ela, a palavra Queer passou a denominar um grupo de pessoas dispostas a romper com a ordem heterossexual compulsória estabelecida na sociedade contemporânea, e mesmo com a ordem homossexual padronizante, que exclui as formas mais populares, caricativas e até artísticas de condutas sexuais. Assim, travestis, drag-queens, transsexuais e outras personagens consideradas estranhas, e por isso, não aceitas socialmente, ao se denominarem queer ganham espaço social e individualidade, se distanciando cada vez mais de conceitos tais como desviantes ou aberrações".
A Tarja define o livro que promove "a diversidade sexual na cultura brasileira, incluindo não somente a luta pela cidadania de gays, lésbicas e transgêneros, mas também a derrubada de tabus e preconceitos enferrujados dentro da nossa própria literatura".
Achei curioso e interessante e mostra a amplitude de possibilidades tanto da ficção científica quanto da fantasia. 
Para maiores informações, clique aqui .

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi Gian! Obrigada pela divulgação da chamada e pela definição de "queer" que ninguém até hoje tinha conseguido me passar!

Abraços
Cristina Lasaitis