segunda-feira, junho 06, 2011

Piratas do Caribe e o 3-D


 
Finalmente assisti a um filme em 3-D: Piratas no Caribe 4. Assim, esse comentário será tanto do filme quanto da nova técnica.
Uma pequena animação antes do filme ajudou a mostrar as possibilidades do 3D: uma névoa tomou conta da sala e dela saiu um rosto de abóbora típico de desenhos animados de terror. A névoa parecia estar a poucos palmos de mim e a cara de abóbora saltou da tela para a minha frente. Ver isso era como estar dentro do filme, e não como estar vendo um filme com um efeito diferenciado.
Foi justamente isso que Piratas do Caribe não conseguiu. O efeito parece funcionar melhor quando há algo em primeiro plano: esse objeto parece saltar da tela na nossa direção, como quando o pirata Barba Negra aponta a espada na direção da câmera.
Em suma: Piratas do Caribe não foi feito para 3D. Parece ter sido transportado para essa tecnologia, mas não feito para ela. Amigos me disseram que essa sensação de que as coisas estão saltando da tela é normal em filmes como Avatar e Como treinar seu dragão, o que não ocorre com a continuação da franquia de piratas. 
A melhor cena, nesse sentido, é das sereias. Quando elas surgem na tela, temos a impressão de que a sala de projeção é um mar que está sendo invadido pelas moças com rabo de peixe.
O filme é melhor do que os últimos dois, tem uma participação mais efetiva de Johny Depp, mas ainda assim é inferior ao primeiro. E os roteristas abusam do deus ex machina. Em uma sequência, o pirata Jack Sparrow está fugindo dos guardas reais e pula sobre uma carroça de carvão. A carroça tem uma providencial lamparina acesa, embora esteja de dia, e graças e essa combinação de fogo e carvão ele consegue escapar. Essas soluções artificiais para salvar o protagonista aparecem aqui e ali, em maior ou menor grau. Não chegam a estragar o filme, mas incomodam e dão a impressão de que os roteiristas estavam com preguiça.
A Disney está tentando convencer Tim Burton a dirigir o próximo filme da franquia, o que pode ser a melhor notícia em anos relacionada aos piratas.  

1 comentário:

Raimundo Tito disse...

Começei hje a desfrutar de seu blog, embora meu acesso à interbet seja lento, tentarei abri todas suas notificaçoes referentes à arte. Parabéns por ser tão gentil em compartilhar seu vasto conhecimento conosco.