sexta-feira, novembro 11, 2011

Antologia Brasil Fantástico

Desde os tempos de José de Anchieta, no século XV, as lenda se mitologias do Brasil vem despertando curiosidade e interesse. Seres como o Curupira, o Saci, o Boi-Tatá, o Capelobo, a Cobra Grande e muitos outros parecem ter inspirações das mais diversas.
Embora o trabalho de Monteiro Lobato em sua série, O Sítio do Pica-Pau Amarelo tenha contribuído para preservar e divulgar essa mitologia brasileira,a exploração desses mitos por outros autores e gêneros, como o terror, ainda é tímida no Brasil, se compararmos ao grande volume de histórias que americanos, europeus e asiáticos fazem de suas próprias lendas e mitologias.

O potencial dos seres fantásticos brasileiros é inegável paragerar obras de qualidade e apelo popular e as experiências recentes de autores como Roberto Causo, André Vianco e Christopher Kastensmidt tem conseguidoreconhecimento de público e crítica inclusive fora do Brasil.
O preconceito no passado por obras que adotaram essa proposta é perfeitamente compreensível dentro de uma lógica de mercado um pouco explorado.Vamos lembrar que há apenas 20 anos cinema nacional era considerado reduto de Trapalhões e pornochanchada.
Assim, partindo do pressuposto que a função de um Clube de Leitores é abrir espaço para inovações literárias e formar novos leitores, estamos abrindo inscrições para a Coletânea Brasil Fantástico em parceria com a Editora Draco.
A comissão organizadora será formada por Clinton Davisson, Hugo Vera, Daniel Borba e Romeu Martins.
Os interessados em se inscrever devem mandar seus contos para coletaneabrasilfantastico@gmail.com com cópia de segurança para fafia7@gmail.com . Leia mais

Sem comentários: