quarta-feira, novembro 30, 2011

Sacolas plásticas


Em muitos locais do mundo já  existe uma séria discussão sobre o uso de sacolas plásticas. As sacolas plásticas são responsáveis pela morte de muitos animais, como tartarugas, que as engolem pensando que se trata de comida. Mas parece que esse debate não chegou ao Amapá. Aqui faz parte da cultura pedir sacolas plásticas em qualquer compra. Uma aluna, dona de uma mercearia, me contou de uma pessoa que comprou um único cigarro, mas exigiu a sacola. Andou dois passos, tirou o cigarro da sacola, jogou no chão e saiu fumando. Uma vez uma menina foi comprar um lápis e a vendedora tentou convencê-la a não colocar na sacola. A resposta da menina: Eu tenho direito, eu pago imposto! Como se o imposto incluísse a destruição da natureza, a morte de animais...
Se por um lado o consumidor não tem consciência, por outro lado, os vendedores também estimulam. Muitos já levam o produto para o caixa embalado numa sacola plástica. Dia desses isso aconteceu quando comprei uma tomada. Em algumas lojas, sair sem a sacola faz com que seguranças  achem que a pessoa roubou o produto.
Eu nem falo de compras grandes, que a pessoa teria dificuldade de carregar sem uma sacola (embora a sacola retornável seja uma solução bem interesante), mas dos casos em que o uso da sacola não vai fazer diferença nenhuma, como no caso das compras pequenas.
Na hora de  comprar aquele biscoito que você vai comer na hora, pense duas vezes antes de pedir sacola. Os animais agradecem.

1 comentário:

Renatah Melo disse...

Muito interessante mesmo! Nunca tinha atentado pra isso, depois de ler esse post, deu pra dar uma refletida. Parabéns! Fale também das pessoas que jogam cinzas de cigarro nas ruas e não sabem o quanto ele é prejudicial à natureza. As pessoas precisam atentar pra sustentabilidade e responsabilidade social.