sexta-feira, dezembro 20, 2013

11 coisas que você não sabia sobre o Natal

Fim do ano se aproximando e a data natalícia que tantos gostam, principalmente os católicos, também está chegando. Mas você sabe tudo sobre o Natal? Como ele surgiu? Qual o real significado de um dos feriados mais populares do mundo? Fique atento e confira 10 curiosidades que você não sabia sobre o Natal:

 

10. SAVE THE DATE

Não existem registros bíblicos sobre o exato dia em que Jesus veio ao mundo. Na realidade, o dia 25 foi escolhido para celebrar o nascimento de Jesus somente no século 4, quando, por intermédio do Papa Júlio I, a Igreja Católica reconheceu o nascimento de Jesus como um feriado oficial. No entanto, a data já tinha conotação pagã, nesse dia comemorava-se o “Natalis Solis Invicti” (Nascimento do Sol Invencível). A Igreja aproveitou-se dos festejos pagãos dando-lhe significado cristão, afinal, se “Jesus é a luz do mundo”, nada mais adequado do que nascer no dia do sol invencível, que acontece na Europa no final de dezembro, não exatamente no dia 25, mas entre 22 e 25 do mesmo mês. O Natal seria, portanto, relacionado à tradições pagãs do solstício de inverno, o dia mais curto do ano.

9. ÁRVORE DE NATAL

O pinheiro natalino não possui nada de cristão, acredite, ele também é de origem pagã. Os povos germânicos cultuavam o carvalho sagrado do Deus Odin, o Deus menino. Considerado o demônio do mundo, o Deus Odin, era representado pelos carvalhos e a seus pés eram colocados presentes, para que as crianças pegassem, muito parecido com o que acontece hoje em dia, não acham? A tradição natalina de enfeitar o pinheiro durante o Natal também relaciona-se à Cristo, devido a sua perenidade. O pinheiro é uma árvore de grande resistência, em nenhuma das estações do ano suas folhas caem ou mudam de cor, mantendo-se verde e exuberante por todo o ano, assim como Jesus e sua vida plena e permanente no coração dos cristãos. Leia mais

Sem comentários:

Enviar um comentário